HONGQI H5: O MAZDA6 PARA O MERCADO CHINÊS
O Hongqi H5 foi uma das novidades do Salão de Xangai no mês passado e agora se prepara para desembarcar no mercado chinês. Trata-se de um sedan desenvolvido pela FAW-Mazda para a China, tomando como base o Mazda6.
No entanto, o Hongqi H5 estreia uma frente específica, com uma grade de enormes proporções, novos faróis e para-choque, assim como também uma nova traseira, com lanternas, tampa do porta-malas e para-choque de novo desenho. As laterais da carroceria do Mazda6 foram mantidas praticamente inalteradas, embora com um desenho um pouco mais angular em alguns dos seus painéis.
No interior, o painel apresenta algumas leves alterações em relação ao modelo japonês, embora o quadro de comandos seja de desenho exclusivo FAW, combinando marcadores analógicos com uma grande tela TFT situada na parte central, onde se exibe a informação do computador de bordo. Além disso, conta com molduras e alguns detalhes em madeira, tapeçaria em couro e um volante multifuncional forrado em couro.
O equipamento inclui múltiplos airbags, ESP, climatizador automático de duas zonas, acesso sem chave, partida por botão, freio de mão elétrico, quatro vidros elétricos, sistema de infotainment com tela táctil situada sobre o painel, teto solar, rodas de liga leve, etc.
A oferta de motores inicial terá o bloco de 1.8 litros turbo da FAW, com 190 cv de potência, surgindo acoplado a uma transmissão tiptronic de seis velocidades. Mas adiante será acrescentado à oferta um motor de 2.0 litros turbo e um V6, em ambos os casos a gasolina.
Seu preço na China começará em 188.900 yuans, cerca de 90.200 reais ao câmbio atual.