HOUVE UMA VEZ QUE TOYOTA E TESLA FIZERAM UM RAV4 ELÉTRICO: UMA FÓRMULA QUE CHEIRAVA SUCESSO, MAS FRACASSOU NA TENTATIVA

Há anos existem várias marcas que sempre estão na mente de muitos, seja por seus produtos, pela maneira que fazem negócios ou pelo que prometem, e quando por alguma razão seus caminhos se cruzam podemos acreditar que o resultado será algo melhor do que tínhamos visto em seus respectivos ramos. Bom, isso aconteceu há alguns anos, quando Toyota e Tesla uniram forças para criar um Toyota RAV4 EV.
Falar de um RAV4 elétrico não é uma coisa atual com a nova grande corrida elétrica, embora seja una ideia que existe desde 1997, quando pela primeira vez a Toyota criou o RAV4 EV. Uma versão baseada no modelo a combustão, mas com uma conversão elétrica com uma bateria de pouco mais de 25 kWh, autonomia de cerca de 160 km por carga e velocidade máxima de 126 km/h.
Estes primeiros RAV4 EV só estiveram disponíveis para leasing em frotas para empresas, governos de algumas cidades e para o uso por parte de organizações. Esta modalidade de ‘compra’ só esteve disponível entre 1997 e 2001, no entanto, com uma mudança de direção na empresa japonesa, entre 2002 e 2003 conseguiu-se colocar o carro à venda para o público em geral. Naquela ocasião, apenas 328 destes elétricos foram vendidos, mas apesar disso, a maioria demonstrou grande durabilidade e utilidade, com alguns exemplares passando dos 240.000 km no hodômetro sem sofrer problemas nas baterias, uma conquista para essa época.
O que foi aprendido e as expectativas para o futuro fizeram com que a Toyota se interessasse neste tipo de propulsão alternativa, mas como sabemos, nos anos seguintes a crise econômica global e alguns problemas internos fizeram com que o enfoque de muitas empresas mudasse. É por isso que este projeto foi engavetado por algum tempo, período em que muitas coisas mudaram.
Entre essas mudanças houve uma empresa em particular que começou a despontar e que assentou as bases para converter-se em um titã em tempo recorde, a Tesla. A marca de carros elétricos conseguiu surpreender o mundo com o lançamento e êxito do seu Model S, o que atraiu a atenção de todos e por isso quando a Toyota se sentiu pronta para retomar o caminho da eletrificação total, decidiu fazê-lo de mãos dadas com a empresa mais promissora da indústria automobilística.
Em maio de 2010, Toyota e Tesla anunciaram suas intenções de trabalhar juntas para trazer de volta o RAV4 EV. Começaram com 32 unidades protótipo com as quais fizeram testes de todo tipo para saber se o produto teria sentido e se adaptaria a um mundo em mudança. Para não estender-nos tanto, o resultado foi mais que promissor, ambas as marcas viram uma grande oportunidade e em pouco tempo foi anunciado que a Toyota desembolsaria aproximadamente 100 milhões de dólares para que este novo RAV4 EV chegasse às ruas.
Este acordo fez com que a Toyota adaptasse a linha de produção da planta de Woodstock, Canadá, onde já eram montados os RAV4 a combustão para tentar conter os custos de produção. Da mesma forma, o pessoal da Tesla agora trabalharia no local para supervisionar a montagem e o funcionamento dos RAV4 EV. A Toyota também aproveitou a experiência da Tesla nessa colaboração e contratou a marca americana para fornecer os motores, transmissão, bateria e elementos de eletrônica que o fariam funcionar.
Essa segunda geração do RAV4 EV foi baseada na terceira geração do RAV4 e começou sua produção para venta ao público em 2012. Parte da razão pela qual a Toyota queria reviver o RAV4 EV foi uma lei ambiental onde em alguns lugares dos Estados Unidos pretendiam fazer com que as marcas de carros baixassem sua pegada de carbono oferecendo novas alternativas não poluentes.
Esta nova geração do RAV4 EV se destacou por levar um só motor elétrico para oferecer tração dianteira com capacidade de gerar 155 cv, acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7.5 segundos, chegar aos 160 km/h como velocidade máxima e oferecer uma autonomia de até 165 km por carga graças à sua bateria de 42 kW.
Para a época e o tamanho do veículo eram cifras razoáveis, inclusive ainda melhores que as de alguns elétricos pequenos atuais. Infelizmente, para a Toyota este RAV4 EV não teve o êxito que esperavam, provavelmente pelo preço que tinha e pela infraestrutura de carregadores que era ainda mais limitada.
No final das contas, o acordo entre Toyota e Tesla tinha uma extensão de 2 anos com opção a renovação para seguir produzindo e desenvolvendo carros elétricos, no entanto, a Toyota decidiu não renovar. Embora não houvesse uma declaração oficial, alguns apontam que a Toyota preferiu focar-se mais em seus híbridos e no hidrogênio com o Toyota Mirai, enquanto que outros apontam que o fraco desempenho do RAV4 EV no mercado fez congelar essas operações até que toda a mobilidade elétrica amadurecesse mais.
Por outro lado, a Tesla continuou crescendo com o passar dos anos e embora constantemente envolvida em controvérsias, até agora segue sendo um dos principais rivais a vencer em temas de eletrificação. A Toyota, por sua parte, demorou até 2022 para voltar a ter um elétrico de produção massiva, mas neste caso colaborando com a Subaru.