HOZON NEZHA S 2022: MAIS UM RIVAL CHINÊS PARA O TESLA MODEL 3

O sucesso da Tesla está provocando a reação de muitos outros fabricantes. Não passa um mês sem que um fabricante apresente um ‘rival’ do Tesla Model 3. O mais recente é a marca chinesa Hozon Auto, que apresenta seu modelo de produção, o Nezha S, baseado no concept car Eureka 03 revelado em 2020.
Este modelo deveria estrear no Salão de Pequim 2022, mas o evento, que seria celebrado no final de abril, foi adiado para uma data posterior devido aos efeitos da pandemia.
O Nezha S é o terceiro modelo de uma linha que inclui dois SUVs chamados U e V. Dando uma olhada nas imagens, é impossível não ressaltar algumas semelhanças deste sedan elétrico com os modelos europeus que já estão no mercado.
A parte frontal se parece estranhamente à dos últimos modelos da Citroën, enquanto que o perfil inclinado e musculoso lembra o do Audi A7. Na parte traseira, não há dúvida de que os designers se inspiraram muito no Audi e-tron GT, o sedan elétrico da marca dos quatro aros.
No habitáculo, está muito claro que a marca chinesa se aproxima muito da Tesla, com essa grande tela em modo retrato vertical colocada na parte central. A segunda tela não está do lado do condutor, mas no do passageiro.
Provavelmente ofereça a possibilidade de mudar a emissora de rádio favorita, aumentar o volume e ativar serviços online de informação do trânsito e meteorológicos. Há outra tela situada atrás do volante, porém é mais discreta.
Este Nezha S mede 4.800 mm de comprimento, por 2.000 mm de largura e 1.400 mm de altura, enquanto que sua distância entre os eixos é de 2.900 mm. É mais luxuoso que seus concorrentes, com bancos aquecidos, ventilados e com função de massagem e, além disso, o carro está equipado com materiais luxuosos, como o tecido Alcantara, alumínio polido e elementos em madeira.
A Hozon promete integrar 13 câmeras, 12 sensores ultrassônicos, 5 radares de ondas milimétricas e 2 LiDAR. O objetivo é que o carro alcance o nível 4 de condução autônoma.
O sedan chinês está baseado na plataforma ‘Shanhai’. O fabricante não revelou os detalhes técnicos, mas especifica que seu Nezha S terá uma autonomia de 710 quilômetros (consumo médio de 12 kWh/100 km) segundo o ciclo NEDC, menos realista que o WLTP. A versão de autonomia estendida poderá inclusive percorrer 1.100 quilômetros com o tanque cheio (também no NEDC).
Ainda não foram anunciados os preços. Além disso, não sabemos se será comercializado fora da China. Em qualquer caso, se estiver à altura de suas promessas, o Nezha S poderá ser uma verdadeira ameaça para o Model 3, mas ainda precisa demonstrar seu valor.