HUMBLE ONE: APRESENTADO O PRIMEIRO SUV SOLAR DO MUNDO
Há cada semana assistimos ao nascimento de novas iniciativas no segmento elétrico, sobretudo em mercados como Estados Unidos e China, onde não só contam com uma oferta e demanda mais madura, como também os incentivos para a compra deste tipo de veículos é maior que a que podemos encontrar em outros países.
A mais recente start-up que surgiu tem sede na Califórnia, como Tesla e Lucid Motors, e como estas pretende lançar SUVs elétricos de design esportivo e alta tecnologia, embora a Humble Motors pretenda distinguir-se como sendo a primeira empresa que desenvolve, fabrica e comercializa SUVs alimentados por energia solar.
Evidentemente, com a tecnologia atual é impossível que um veículo se alimente exclusivamente da energia solar gerada por seus próprios painéis, de modo que estamos falando de um veículo elétrico convencional que conta com células fotovoltaicas em sua zona superior. Uma proposta similar à que já vimos em projetos como Aptera e Sono Motors. Modelos elétricos puros que se movem impulsionados majoritariamente pela energia armazenada em suas baterias, embora estas sejam recarregadas em parte pelo sistema de recuperação de energia do veículo e em uma pequena porcentagem, pelos painéis solares que montam.
O primeiro modelo apresentado por esta nova empresa americana recebe a denominação Humble One e se trata de um crossover de aspecto esportivo e tamanho compacto. Por enquanto só temos alguns renders muito atraentes do modelo e seus primeiros dados, já que a empresa revelou suas primeiras especificações.
O Humble One contará com um esquema mecânico muito poderoso, pois a empresa anuncia nada menos que uma potência total combinada de 1.034 cv (1.020 hp). O veículo se moverá graças a um pacote de baterias de capacidade não especificada, mas cuja faixa de autonomia máxima será de 800 km segundo o ciclo EPA. Graças às células fotovoltaicas do teto o modelo será capaz de recarregar até 60 milhas ou 97 km de autonomia a cada dia. Em princípio, o preço da versão base será de 109.000 dólares e embora as primeiras entregas deste modelo não aconteçam até 2025, a empresa já aceita reservas mediante um depósito prévio de 300 dólares.