HYDROGEN VEHICLE SYSTEMS (HVS): SURGE UMA ALTERNATIVA DE EMISSÕES ZERO PARA O TRANSPORTE DE MERCADORIAS
Há quem diga que a eletrificação será uma moda passageira, mas o que realmente ainda falta ser implementada é a célula de combustível de hidrogênio no setor de transportes.
O inovador veículo comercial propulsionado por hidrogênio de longo alcance e zero emissões, fabricado pela Hydrogen Vehicle Systems (HVS), apresentou seus planos para revolucionar a indústria do transporte, apresentando um veículo comercial movido à célula de combustível de hidrogênio.
Ao exibir seu powertrain de hidrogênio, este modelo de 5.5 toneladas mostra que um futuro livre de emissões no setor do transporte de mercadorias por estrada é possível e que pode lidar com até 40 toneladas.
Fundada em 2017 em Glasgow (Escócia), a HVS se concentra no projeto e desenvolvimento a partir do zero de veículos comerciais propulsionados ??por hidrogênio.
Com metas de reduzir as vendas de todos os veículos pesados ??de 3.5 a 26 toneladas com emissões poluentes previstas até 2035 e todas as vendas de novos veículos pesados ??de emissões poluentes até 2040 em muitos países, essa proposta se apresenta como uma tecnologia interessante para o futuro do transporte.
As unidades tratoras HVS serão construídas sobre um chassi completamente novo, projetado internamente em torno de um powertrain de hidrogênio, que conta com cilindros de hidrogênio pressurizados, células de combustível, sistema de armazenamento de energia e eAxle.
Esse projeto único a partir do zero aporta inovação na embalagem, o desempenho, a eficiência, o peso, o consumo, a manutenção e os benefícios do ciclo de vida. O design único permite uma aerodinâmica significativamente melhorada em comparação com os caminhões ICE atuais.
O sistema de propulsão do veículo da HVS utiliza um sistema de célula de combustível e um sistema de armazenamento de energia para enviar eletricidade a um motor elétrico para transmitir potência às rodas. Utiliza o KERS (sistema de recuperação de energia cinética) para recuperar energia ao frear e enquanto o caminhão reduz a velocidade.
A célula de combustível permite uma maior autonomia, maior capacidade de carga e um reabastecimento de combustível mais rápido do que seria possível utilizando apenas a tecnologia de bateria de íons de lítio. Além disso, o tempo de reabastecimento de combustível é comparável ao diesel.
A única emissão do veículo é vapor de água, o que significa que não há emissões nocivas de gases poluentes de nenhum tipo.
Dependendo da viagem (a rota percorrida, as condições da estrada e o estilo de condução), o veículo pesado da HVS tem a capacidade de cobrir mais de 500 km sem reabastecer.
Os veículos impulsionados ??por hidrogênio não necessitam ser carregados como um veículo elétrico alimentado por bateria. São recarregados com hidrogênio, armazenado à pressão em cilindros de kevlar reforçados com fibra de carbono. Muitas estações de serviço de hidrogênio serão localizadas em postos de serviço já existentes, utilizando bombas que se parecem muito às de gasolina e diesel convencionais, mas com um bico diferente.
Atualmente há planos para unidades tratoras com volante à esquerda e à direita, assim como um modelo de chassi rígido. Ainda não foram revelados mais detalhes.