HYUNDAI IONIQ 5 2024: CROSSOVER ATUALIZADO NA COREIA ADICIONA UM ACABAMENTO N LINE

Já faz três anos que o Hyundai Ioniq 5 foi apresentado, de modo que é o momento de um facelift de meio ciclo de vida comercial. Apresentado na Coreia, aonde chegará este mês de março, antes de ser lançado em outros mercados, o Hyundai Ioniq 5 2024 se beneficia de leves atualizações exteriores e interiores, e um pacote de baterias de maior tamanho.
Além disso, acrescenta à gama o acabamento esportivo N Line que já conhecemos de outros modelos. O novo Ioniq 5 será distinguido exteriormente por seus para-choques dianteiro e traseiro renovados, assim como uma entrada de ar frontal um pouco maior. No acabamento N Line, estes elementos apresentam um toque mais agressivo, com novos frisos e molduras.
Cabe destacar que o novo design soma 20 mm ao comprimento total, chegando os 4.655 mm. A cereja do bolo são os novos jogos de rodas e um desenho mais aerodinâmico para o limpador traseiro e o spoiler de teto, que cresce 50 mm. Os N Line contam com rodas de 20 polegadas, insígnias do acabamento, saias laterais modificadas e arcos de roda na cor da carroceria.
No interior podemos encontrar melhorias na ergonomia. É o caso dos botões físicos do console central para funções chave, como o aquecimento dos bancos e a assistência ao estacionamento, entre outros. Por outro lado, foi realocada a plataforma de carga por indução do smartphone, os porta-copos, a climatização e algumas funções da tela central.
Também os ADAS e o software foram atualizados. Surgem novas funções como conectividade sem fios e atualizações OTA, ao mesmo tempo que o volante soma ‘luzes de pixels interativas’. No N Line destacam-se um volante revisado, bancos esportivos, pedais de alumínio, um teto interior preto, novos detalhes no painel, costuras vermelhas e mais insígnias N Line.
O sistema de propulsão do Hyundai Ioniq 5 2024
A gama renovada do Ioniq 5 recebe o pacote de baterias de 84 kWh estreado no Ioniq 5 N. Este substitui a unidade de 77.4 kWh do modelo anterior, com um aumento da autonomia que, por enquanto, não foi anunciado. A gama de motores se mantém intacta, com opções de 170 cv (125 kW), 228 cv (168 kW), 325 cv (239 kW) e 650 cv (478 kW).
O fabricante coreano também fala de melhorias no amortecimento para conseguir uma condução mais suave, embora tenha sido aumentada a rigidez da barra transversal do capô para reduzir as vibrações no volante. Também foram duplicados os reforços nas rodas traseiras e na parte inferior, elevando a rigidez da carroceria e melhorando o isolamento acústico do motor traseiro.
Por outra parte, os reforços nas portas e nos pilares B melhoram a proteção contra colisões laterais, em combinação com novos airbags laterais na segunda fila. No total temos oito airbags. Por último, a Hyundai também aponta para una “experiência de condução dinâmica” no N Line, que insinua melhorias no chassi para oferecer uma condução mais firme.