HYUNDAI IONIQ 5 N: O MODELO MAIS POTENTE DA HISTÓRIA DA MARCA COREANA
O novo Hyundai IONIQ 5 N não é apenas o Hyundai mais potente da história, também é o primeiro carro elétrico da divisão esportiva do fabricante coreano. Um carro que conserva o espírito esportivo típico dos modelos N, mas reinterpretado para 100% elétrico.
É, até agora, uma das primeiras interpretações esportivas de um compacto elétrico, desenvolvido e ajustado para que seus futuros clientes não sintam a nostalgia dos antigos modelos Hyundai N com motor térmico. Os ingredientes desta receita? 650 cv, tração total e soluções pensadas também para circuito.
Comparado com o IONIQ 5 convencional, este N cresceu 8 cm em comprimento e 5 cm em largura. Isso se deve aos novos para-choques e às novas molduras dos arcos de roda, que aliás agora alojam grandes rodas forjadas de 21 polegadas de diâmetro.
Aqui, a forma segue a função: na parte dianteira, as novas aberturas levam ar aos radiadores e ao sistema de freios. Falando do sistema de freios, o N incorpora discos de nada menos que 400 mm na frente, com pinças de quatro pistões. Além disso, o sistema de recuperação de energia é capaz de gerar até 0.6 G de força de frenagem.
A parte traseira também é completamente nova. Aqui a cena é dominada pelo novo difusor de maior tamanho, situado na parte inferior do para-choque que, trabalhando conjuntamente com o aerofólio situado sobre o vidro vigia traseiro, ajuda a limpar os fluxos de ar gerados na parte traseira, afastando-os do carro tanto quanto possível. Com isso se pretende maximizar a eficiência aerodinâmica do carro e, em consequência, sua autonomia.
Também há muitos elementos novos no interior do novo Hyundai IONIQ 5 N. O volante, por exemplo, conta com botões na parte superior dos raios, tanto para alternar os modos de condução (Normal, Eco e Sport), como para ativar a função ‘boost’, que proporciona alguns cavalos extra de potência durante 10 segundos. Na parte inferior dos raios, por sua parte, estão os botões dos modos de condução N e Custom (personalizável).
As duas telas do painel mantêm a forma de sempre, enquanto os gráficos mudam e o quadro de instrumentos pode ser personalizado em grande medida. No entanto, os bancos são totalmente novos, inspirados no i30 N, de estilo esportivo, e nas imagens parecem estar estofados com couro e algum material similar à Alcantara.
O IONIQ mais potente é propulsionado por uma bateria de 84 kWh, que alimenta dois motores elétricos: o dianteiro desenvolve 226 cv e o traseiro 383 cv. A potência do sistema alcança os 609 cv, que se elevam a 650 cv com a função ‘boost’, com 770 Nm de torque.
Estas cifras se traduzem em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos e uma velocidade máxima de 258 km/h. A plataforma que sustenta o carro é a já conhecida E-GMP com arquitetura de 800 volts, que permite recarregar até uma potência máxima de 350 kW, de modo que o carro pode passar de 10 a 80% de carga em 18 minutos.
São muitos os sistemas eletrônicos que são oferecidos de série no IONIQ 5 N, projetados para otimizar o desempenho do carro. Entre eles, merecem especial menção o N Drift Optimizer, que distribui a força entre ambos os eixos de maneira ativa para facilitar as derrapagens, e o N Battery Preconditioning, que otimiza a temperatura de funcionamento da bateria em função do uso.
O Hyundai IONIQ 5 N chegará aos concessionários ao longo de 2024, mas ainda não foram anunciados os preços. No entanto, se levarmos em conta que atualmente o acabamento topo de linha do IONIQ 5 ronda os 60.000 euros na Europa, podemos esperar um preço notavelmente superior para o N.