HYUNDAI iX35 FUEL CELL BATE RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE

A marca coreana conseguiu bater o recorde mundial de velocidade com o Hyundai iX35 Fuel Cell, posicionando o modelo como o carro mais rápido do mundo entre os modelos de série movidos a hidrogênio. Certamente que outros fabricantes como a Honda e a Toyota não tardarão em tentar algo similar. Lembrando que o Hyundai iX35 nos Estados Unidos é conhecido como Tucson.
O cenário escolhido pela Hyundai para bater o recorde de velocidade sobre terra foi o Soggy Dry Lake Bed na Califórnia, um lago seco no deserto. A velocidade máxima alcançada pelo Hyundai iX35 Fuel Cell foi de 152,24 km/h com as emissões pelo escape da inofensiva água. A marca não forneceu mais detalhes em relação à obtenção do recorde, que tem essencialmente fins publicitários.
O estado americano da Califórnia é o mais consciente com o meio ambiente, sendo ali onde os veículos elétricos, movidos a hidrogênio e os híbridos - recebem melhor acolhida. Pelas estradas californianas já circulam mais de 100 unidades do Hyundai iX35 Fuel Cell, sendo esperado um crescimento do número de carros movidos por hidrogênio, uma vez que para 2016 contará com uma rede de 50 estações de serviço.
O iX35 Fuel Cell se move graças a um motor elétrico. A energia elétrica é armazenada em baterias, sendo obtida através de células de combustível, que com uma reação química entre o ar e o hidrogênio consegue gerar eletricidade. A autonomia homologada é de 594 km, com a vantagem de que é possível repor o tanque em alguns minutos, como um carro que utiliza combustíveis tradicionais.