HYVIA REVELA AS CHAVES DA OFENSIVA DA RENAULT NO CAMPO DO HIDROGÊNIO

A HYVIA é uma jovem empresa fruto da colaboração entre o Grupo Renault e a Plug Power. Uma empresa que foi criada com o objetivo de converter-se em um ator relevante no incipiente mercado do hidrogênio na Europa. O mencionado conglomerado automobilístico francês liderado pela marca Renault está decidido a ser um ator protagonista da nova era da mobilidade sustentável em que já entramos a um ritmo acelerado.
O Grupo Renault, além de apresentar recentemente as chaves do seu plano estratégico em relação a veículos elétricos de bateria, também seguirá uma rota orientada à célula de combustível de hidrogênio. As duas tecnologias que estão destinadas a protagonizar as vendas de veículos novos no território europeu em questão de mais alguns anos.
A HYVIA foi a encarregada de revelar os pontos principais da estratégia que o Grupo Renault aplicará para a produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio verde, assim como para o desenvolvimento e comercialização de veículos comerciais de hidrogênio.
Com base na experiência da Plug Power, uma das empresas líderes a nível mundial em soluções de hidrogênio, foi implantada uma rede com mais de 100 estações de hidrogênio que distribuem mais de 40 toneladas por dia. A HYVIA colocará em marcha diversos projetos relacionados com a produção, armazenamento e distribuição do chamado hidrogênio verde.
As soluções de eletrólises, estações móveis de armazenamento e, a partir do final de 2021, estações de reabastecimento de hidrogênio, que serão montadas em Flins (França), estarão disponíveis tanto para a compra como para o aluguel. As estações móveis de armazenamento serão fundamentais para melhorar a infraestrutura e, sobretudo, enfrentar um dos desafios que apresenta o hidrogênio para poder massificar-se, ou seja, o espaço necessário para armazenar o combustível.
Esta rota que foi iniciada também traz aparelhada uma ofensiva de produto. Tomando como ponto de partida a experiência do Grupo Renault no campo dos veículos comerciais elétricos, a HYVIA materializará o lançamento de uma linha de três veículos comerciais com célula de combustível. Três produtos com um claro enfoque que, em nennhum caso, passa pelo mercado de carros de passeio:
- Renault Master Citybus H2-TECH: Trata-se de um mini ônibus urbano destinado a empresas ou coletividades para o transporte de pessoas. Tem uma capacidade máxima de 15 passageiros e a autonomia ronda os 300 quilômetros.
- Renault Master Van H2-TECH: Furgão dirigido a profissionais para o transporte de mercadorias. Sua autonomia máxima é de 500 quilômetros e dispõe de um volume de carga de 12 metros cúbicos.
- Renault Master Chasis Cab H2-TECH: Um grande furgão que oferece um espaço de carga superior com 19 m3 e uma autonomia de 250 quilômetros.
Todos estes modelos foram desenvolvidos seguindo uma arquitetura ‘Dual Power’, na qual se utiliza a energia elétrica e o hidrogênio. A autonomia, no melhor dos casos, alcança os 500 km. Dessa autonomia, 100 km correspondem à energia elétrica, o resto é graças ao uso do hidrogênio. Nas entranhas dos novos veículos comerciais leves de zero emissões do Grupo Renault encontra-se uma bateria de íons de lítio de 33 kWh, uma célula de combustível de 30 kW e tanques que contêm entre 3 e 7 kg de hidrogênio.
A HYVIA acompanhará estes novos modelos com uma oferta de serviços de financiamento (como o leasing das estações de recarga de hidrogênio o dos veículos) e a manutenção na rede Renault. O ‘ecossistema’ que a HYVIA está colocando em marcha, graças ao apoio do Grupo Renault, terá seu particular quartel general na França. As instalações de P+D, fabricação e logística, encontram-se em território francês.
Quanto à sua chegada ao mercado, os novos veículos comerciais de hidrogênio da HYVIA terão seu particular lançamento comercial até o final deste ano. Estarão disponíveis em toda a Europa.