ICONA NUCLEUS CONCEPT MOSTRA UMA VISÃO DO FUTURO DA MOBILIDADE

Nos últimos anos a Icona revelou uma série de chamativos concept cars com os quais quis mostrar sua visão de futuro para a indústria automobilística. Os últimos projetos deste estúdio de design tomaram como pedra angular a tecnologia de condução autônoma, um dos pontos mais relevantes para o futuro do setor do automóvel. Com base nessa premissa projetou o novo Icona Nucleus Concept.
Esse novo concept car estreará ao público e à imprensa no Salão de Genebra 2018. Um evento que é uma vitrine mundial e onde a Icona mostrará seu novo projeto que, embora em princípio não pareça, emana diretamente do Icona Neo Concept apresentado há mais de dois anos durante o Salão de Xangai 2016. O novo Nucleus é uma evolução daquele modelo conceitual.
Descrito como ‘uma sala sobre rodas autônoma definitiva’, o Icona Nucleus Concept revela uma visão sobre o futuro da mobilidade urbana. Vem chegando uma era em que será possível relaxar a bordo de um veículo, enquanto desloca-se ao ponto desejado sem a necessidade de dirigir. É por isso que os interiores dos carros serão reorientados a habitáculos onde a prioridade será relaxar, informar-se e aproveitar o trajeto para resolver questões do trabalho.
Esteticamente o exterior do Icona Nucleus Concept mostra uma imagem futurista, embora mantenha certa lembrança dos monovolumes tradicionais. Se dermos uma olhada nas imagens abaixo, percebe-se que conta somente com uma porta de acesso ao interior. Por isso apresenta grandes dimensões, o que facilitará a entrada e a saída do habitáculo.
Não conta com janelas de vidro e em seu lugar foram instalados painéis semitransparentes que permitirão a entrada de luz do exterior, mas evitarão as olhadas indiscretas. O mesmo ocorre com o teto, no lugar de um panorâmico tradicional, optou-se por usar o mesmo material. O Nucleus Concept mede 5.25 metros de comprimento, 2.12 metros de largura e 1.75 metros de altura.
Segundo especificou a Icona, apesar de suas grandes dimensões o Nucleus tem um coeficiente aerodinâmico de somente 0,25. A empresa assegura que foi possível alcançar esse número graças ao difusor e à forma mostrada pelos arcos das rodas. Não há detalhes sobre a parte mecânica, mas é muito provável que siga a linha dos últimos trabalhos do estúdio de design e seja um veículo totalmente elétrico.
Se dermos uma olhada na imagem do interior do Icona Nucleus Concept, surge um habitáculo onde não há elementos e objetos tradicionais, como o volante e o quadro de instrumentos. O veículo é totalmente autônomo, portanto, pode prescindir deles. A bordo do Nucleus poderão viajar até seis passageiros.