IMPRENSA JAPONESA AFIRMA QUE O LEXUS UX DEVE CHEGAR NO FINAL DE 2018
A imprensa japonesa foi a primeira a anunciar a chegada do novo Lexus UX, o novo B-SUV que a Lexus está desenvolvendo sobre a base do Toyota C-HR, e do qual não surgiam notícias desde que a marca revelara o concept que o adiantava no Salão de Paris 2016.
De acordo com a publicação japonesa Mag-X, a data de chegada do novo crossover da Lexus será no segundo semestre do próximo ano, mais concretamente em outubro de 2018, quando estará nos concessionários da marca no Japão. Acompanhando essa informação, a revista publicou os esboços que podem ser vistos abaixo. Desenhos que tratam de aproximar-se da versão de produção do UX, tomando como base as linhas do Lexus UX Concept que foi mostrado no ano passado em Paris.
A marca japonesa terá como base o novo Toyota C-HR, que utiliza a nova plataforma global TNGA da Toyota, e assim como em Paris 2016, a Lexus usará as mesmas linhas que podem ser encontradas em outros modelos SUV da linha, principalmente o NX, com o qual claramente compartilha a mesma linguagem de design.
Se os esboços estiverem certos, o Lexus UX de produção contará com uma estética bem rompedora, assim como seu irmão de plataforma, o C-HR. O UX Concept se destacava por apresentar os mesmos e abruptos traços do atual NX, mas adaptados ao novo tamanho, e nesses desenhos surge uma nova leitura daquele desenho, mas com certos toques que suavizam o seu aspecto. Que é exatamente o que se espera da futura versão de produção.
Na parte dianteira a grande grade foi suavizada e segue sendo a clássica da Lexus, enquanto as laterais, com formas menos agressivas, são bem similares às do protótipo de salão. Nas laterais, principalmente nas partes baixas, surgem formas mais planas, no lugar das saias com perfil côncavo que apresentava o concept.
A traseira amplia as lanternas horizontais do concept, que surgem de forma grossa na linha horizontal que percorre toda a parte baixa do vidro traseiro, de extremo a extremo. Curiosamente, com formas bem menos sóbrias que as dianteiras, que no concept surgiam mais agressivas e esculturais que as que aparecem no desenho.
Em termos mecânicos certamente não haverá surpresas, já que contará com os motores e transmissões que podem ser encontrados no Toyota C-HR.
Por enquanto não há informação oficial do novo modelo, provavelmente veremos a apresentação do futuro UX no primeiro semestre de 2018. As datas mais prováveis são janeiro em Detroit ou março em Genebra.