INÍCIO ESPECIAL EM NÜRBURGRING PARA A CELEBRAÇÃO DO 40º ANIVERSÁRIO DA AUDI SPORT GMBH
Há quase 40 anos, no dia 10 de outubro de 1983, foi fundada a quattro GmbH, hoje em dia conhecida como Audi Sport GmbH. A filial da Audi é a responsável por dar forma à imagem esportiva e exclusiva da marca dos quatro aros, e os veículos que exibem o losango vermelho são sinônimo de alto desempenho. As celebrações deste aniversário começam neste final de semana (de 18 a 21 de maio) por ocasião das 24 Horas de Nürburgring.
40 anos de história, mais de 250.000 veículos produzidos apenas na última década e mais de 400 títulos em esportes a motor se reúnem nos 20,832 quilômetros com 73 curvas e mudanças de elevação de mais de 300 metros do circuito de Nürburgring. Estas são algumas cifras fundamentais que representam a Audi Sport GmbH e o lendário Nordschleife, também conhecido como o ‘Inferno Verde’, que está ligado à filial responsável dos modelos de alta performance da Audi como nenhum outro circuito de corridas.
O circuito da região de Eifel e a filial propriedade 100% da AUDI AG compartilham uma estreita relação, tanto em relação ao esporte a motor como ao falar dos veículos de alta performance identificados com o losango vermelho. A Audi Sport é patrocinador oficial das 24 horas de Nürburgring desde 2002 e fornece os ‘carros oficiais’ aos organizadores da corrida. Desde 2009, o Audi R8 LMS compete na maratona que é celebrada em Eifel, um dos eventos anuais mais destacados do programa da Audi Sport customer racing, o departamento de corridas para clientes da Audi Sport, que faz parte da antiga quattro GmbH desde 2011.
Com seis vitórias na geral e outras três na classe GT3 até hoje, a Audi é o fabricante com mais sucesso na era GT3 do clássico da resistência que se disputa no ‘Inferno Verde’. Portanto, não é de estranhar que a Audi Sport GmbH inicie suas atividades para comemorar o seu 40º Aniversário em Nürburgring. Na edição deste ano da corrida de 24 horas, os quatro R8 LMS das equipes Audi Sport competirão com designs retro que relembram decorações famosas da história da Audi na competição. Em consonância com o espírito do aniversário, os antigos campeões da DTM, Mike Rockenfeller, Timo Scheider e Martin Tomczyk farão parte na prova compartilhando o volante de um Audi R8 LMS da equipe Audi Sport Team Scherer PHX, baseado visualmente no Audi V8 quattro DTM de 1992 e com o número 40 como identificação.
Devido às exigentes características do circuito, o Nordschleife não é apenas um desafio automobilístico, é também a prova mais exigente à qual podem ser submetidos os veículos de produção da Audi Sport GmbH. Cada novo modelo R e RS completa vários milhares de quilômetros no variado traçado durante sua fase de desenvolvimento. “Nürburgring é o circuito de corridas mais duro do mundo, um lugar mágico para nós, de modo que é o âmbito ideal para começar a celebrar nosso 40º aniversário, coincidindo com a corrida de 24 horas”, afirma Rolf Michl, Diretor da Audi Sport GmbH e responsável da Motorsport da Audi. “Nürburgring-Nordschleife é considerado como a meca para todos os aficionados do automobilismo. A corrida de 24 horas é um dos melhores eventos que podem ser experimentados hoje em dia no automobilismo. Mas Nürburgring também é essencial para o desenvolvimento de nossos carros de rua. Todos os nossos modelos são testados em condições extremas e são ajustados ali para a produção”.
Um aniversário repleto de atividades emocionantes
A Audi tem previsto realizar várias atividades para o final de semana das 24 horas no circuito de Eifel. Nesta sexta-feira 19 de maio, Mike Rockenfeller, Timo Scheider e Martin Tomczyk, assim como os Diretores da Audi Sport, Sebastian Grams e Rolf Michl, estarão disponíveis para responder perguntas na ‘Reunião de Campeões’. Vários modelos da história da empresa estarão expostos no ring°boulevard. Entre eles se encontram o Audi R8 e o RS 4 Avant de primeira geração, o atual R8 GT e o RS 4 Avant competition plus. Também se destaca o Audi S1 Hoonitron elétrico, com o qual o inesquecível Ken Block causou sensação nas ruas de Las Vegas no vídeo ‘Electrikhana’. E antes do início da corrida de 24 horas, os espectadores poderão admirar modelos de alto desempenho da filial esportiva da Audi em uma caravana ao longo do famoso circuito.
Os aficionados também poderão desfrutar das celebrações na sede da Audi Sport GmbH em Neckarsulm. A exposição ‘40 anos da Audi Sport GmbH - A fascinação se une ao desempenho’ oferecerá uma visão da história da Audi Sport GmbH a partir de 14 de junho, onde serão exibidos do primeiro veículo da antiga quattro GmbH até diversos modelos do programa de corridas para clientes e a linha atual de modelos S e RS, assim como valiosas peças da Audi collection. A exposição é celebrada simultaneamente com a mostra especial “150 anos da NSU: inovação, atrevimento, transformação”, dedicada à história da marca NSU.]
Por último, outro acontecimento destacado acontecerá no outono europeu: por ocasião do aniversário da Audi Sport GmbH, no dia 14 de outubro está prevista uma jornada para os fãs do losango vermelho, programado para o Audi Forum Neckarsulm, onde os visitantes passarão um dia especial. As visitas guiadas serão complementadas de forma exclusiva neste dia com outras exibições sobre quatro rodas que não estarão abertas ao público, o que permitirá aos assistentes realizar uma apaixonante viagem através dos 40 anos de história da empresa. Um divertido programa paisagístico completa a oferta para os visitantes.
Bem-posicionados para o futuro
“A Audi Sport GmbH escreveu uma verdadeira história de sucesso nas últimas quatro décadas. Com paixão e espírito de equipe, foram desenvolvidos emocionantes projetos de altas performances até seu ajuste final para a produção, foram criadas experiências emocionantes para os clientes e foram conseguidos grandes triunfos em competição”, declara Oliver Hoffmann, Diretor de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG e presidente do Conselho Consultivo da Audi Sport GmbH. “Temos um objetivo claro: levar com êxito o DNA esportivo dos quatro aros ao futuro elétrico”. O Diretor da Audi Sport GmbH, Sebastian Grams, acrescenta: “A empresa se manteve fiel a si mesma durante todos estes anos, sempre foi valente e se atreveu a fazer coisas novas. Este espírito de inovação nos segue caracterizando hoje em dia. Queremos dar forma ao futuro da mobilidade no segmento de altas performances de forma sustentável e progressiva”.
Atualmente, a Audi Sport GmbH participa em quatro áreas de negócio: além do desenvolvimento e a produção dos modelos de alto desempenho, é responsável tanto pelos esportes automobilísticos como pelas equipes de fábrica e para clientes da marca. A filial também é encarregada da personalização de veículos através do programa Audi exclusive e das coleções de estilo de vida da Audi collection. A Audi Sport GmbH emprega atualmente cerca de 1.500 pessoas. Em 2022 voltou a bater um recorde de vendas, com 45.515 automóveis comercializados. Com 16 modelos, a linha está mais ampla do que nunca, e abrange desde o compacto Audi RS 3 Sportback e o SUV de alto desempenho RS Q8 até o superesportivo R8 Coupe e o coupe de quatro portas elétrico, o RS e-tron GT, com o qual demonstra um espírito pioneiro no campo da mobilidade elétrica.
No ano passado, em torno de um quarto dos veículos entregues pela Audi Sport GmbH - 10.042 unidades - já eram modelos da família e-tron GT, e aproximadamente um de cada três deles era um modelo RS. “Queremos oferecer a nossos clientes a oferta adequada para cada segmento. Isso abrange desde a eletrificação através dos híbridos leves MHEV até a flexibilidade dos futuros híbridos plug-in de alta performance, passando pela especial experiência de condução dos carros elétricos”, explica Sebastian Grams. “Com o RS e-tron GT iniciamos a era dos veículos altamente emocionais e elétricos; com os novos modelos Audi Sport totalmente elétricos sobre a plataforma PPE, como o primeiro SUV elétrico de alto desempenho, continuaremos este capítulo. Para o final da década, a linha será integrada cem por cento por modelos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). Ao mesmo tempo, queremos aproveitar ainda mais nossa experiência em séries pequenas para veículos altamente emocionais no futuro”.
A Audi Sport GmbH também é fundamental para a marca dos quatro aros como impulsionadora da eletrificação em competições. Sob sua orientação, em 2021 foi criado o inovador protótipo RS Q e-tron para a primeira participação da Audi no lendário Rally Dakar. O conceito de propulsão deste veículo combina um powertrain elétrico com uma bateria de alta voltagem e um conversor de energia altamente eficiente, que recarrega a bateria de alta voltagem durante a condução. O conversor de energia é composto de um motor TFSI da DTM acoplado a uma unidade motriz da Fórmula E que funciona como um gerador. A partir de 2026, a Audi competirá no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. As novas normas apostam em uma maior eletrificação, de modo que a unidade motriz elétrica (MGU-K) terá quase tanta potência quanto o motor a combustão, e os motores turbo alimentados de 1.6 litros, altamente eficientes, funcionarão com combustível sintético sustentável. Para a entrada na categoria rainha do automobilismo foi criada uma empresa independente: a Audi Formula Racing GmbH.
Evolução constante
Quando a Audi Sport GmbH foi fundada como quattro GmbH em 1983 com apenas alguns poucos empregados, quase ninguém esperava que durante as quatro décadas seguintes se converteria em um fabricante de veículos esportivos de alta qualidade com um bem-sucedido programa de competição. Nos primeiros dias a principal preocupação da empresa era garantir a proteção do nome ‘quattro’ e os direitos de comercialização; mas desde então, seguiu desenvolvendo-se e abrindo novas vias de negócio. Em 1984, por exemplo, começou a comercializar acessórios. Os artigos da Audi collection fizeram os corações dos aficionados bater mais forte: sejam roupas, maletas ou carros em escala, a coleção de estilo de vida permite desfrutar de uma experiência de marca completa. Onze anos mais tarde foi adicionado outro pilar importante: desde 1995, os clientes da Audi Sport também podem personalizar seus veículos. As amplas opções e os programas de equipamento oferecidos pela Audi exclusive sempre foram uma garantia de aprimoramento técnico e visual. Um dos veículos mais extraordinários foi, provavelmente, o Audi ‘Picasso’ cabrio, com seu estofamento de couro desenhado pelo renomado artista espanhol.
Apenas um ano depois ocorreu outro marco na história da empresa: a quattro GmbH se converteu em um fabricante de veículos e apresentou o Audi S6 plus, seu primeiro modelo próprio, no Salão de Genebra. Em 2007 estreou o primeiro superesportivo da marca de Ingolstadt, o Audi R8, agora em sua segunda geração. A versão GT3 do esportivo com motor central foi também a base do programa de corridas para clientes, que desde então foi ampliado com os modelos RS 3 LMS, R8 LMS GT4 e R8 LMS GT2. Até esta data, os veículos construídos pelo departamento Audi Sport customer racing conseguiu mais de 400 títulos e inúmeras vitórias em corridas em todo o mundo. Em 2014, o R8 inaugurou uma linha de produção muito especial nas instalações de Böllinger Höfe, que se caracteriza por combinar os processos de fabricação convencionais com o funcionamento de uma fábrica inteligente. Além do esportivo de motor central, os modelos eletrificados superiores, o e-tron GT quattro e o RS e-tron GT, também são fabricados atualmente nesta planta em uma linha de produção compartilhada que é única em todo o Grupo. Em 2016, a quattro GmbH passou a denominar-se Audi Sport GmbH. O nome Audi Sport se baseia na longa e bem-sucedida tradição dos quatro aros no automobilismo.
“A Audi Sport GmbH pode relembrar 40 anos emocionantes e de grande sucesso. Isso só foi e é possível graças a um forte esforço de equipe”, afirma Rolf Michl. “Para nós, uma coisa é certa: tomar novos e incomuns caminhos e seguir desenvolvendo-se continuamente é o que seguirá caracterizando a Audi Sport GmbH”.