INKAS SUPERIOR APC/AMEV: MAIS UM RADICAL TODO-TERRENO QUE CHEGA DO CANADÁ

Seus mais de 6.5 metros de comprimento e 15 toneladas de peso o tornam um veículo de difícil classificação. Chama-se Inkas Superior APC/AMEV e chega do Canadá.
Não é a primeira vez que falamos de um veículo preparado pelo especialista canadense Inkas Armored. No último mês de agosto mostramos sua última preparação sobre o Mercedes-AMG G 63.
Agora a empresa novamente vira notícia graças à sua última criação, denominada Superior APC/AMEV, um todo-terreno que leva essa denominação porque se trata de um Armored Personnel Carrier - transporte blindado de pessoal - e Armored Medical Evacuation Vehicle - veículo blindado de assistência médica.
O Superior APC/AMEV pode ser solicitado com diferentes configurações, conforme as necessidades do cliente - normalmente diferentes instituições - graças à sua plataforma modular. Suas características são bem pouco convencionais, pelo fato de estarmos diante de um veículo que pesa 15 toneladas, grande parte desse peso devido a uma blindagem anti-balas de nível 7.
Mede 6.90 metros de comprimento por 2.55 de largura e 2.80 de altura, com uma distância entre-eixos de 4.29 metros.
Seu motor é um bloco 6 cilindros em linha que entrega uma potência de 330 cv a 2.200 rpm e um torque de 1.286 Nm a partir das 1.200 rpm, mas é claro que o desempenho puro não é sua principal característica. Anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, suficiente para o enfoque desse veículo.
Em seu interior as possibilidades são muito variadas e se pode optar por diferentes configurações até um máximo de 14 lugares, embora seja possível deixar parte do espaço traseiro como compartimento de carga ou para a assistência de feridos, já que cabem várias macas.
Outra característica técnica do Inkas Armored é uma suspensão reforçada para permitir a circulação por áreas agrestes. Tem um ângulo de entrada de 46º, de saída de 36.9º e um ângulo de giro de 9.25 metros (CTC) ou 9.55 metros (WTW).
O Inkas Armored é muito útil para corpos de segurança como a polícia ou para operações paramilitares, já que sua base modular permite adaptá-lo a diversas necessidades. Por exemplo, se pode contar com 5 portas ou acesso mediante rampas. Também conta com um protetor de vidro mediante uma tela de aço e um sistema de iluminação por infravermelhos e térmico PTZ.