JAGUAR F-PACE 2023: MELHORIAS DE EQUIPAMENTO E PHEV OTIMIZADO

O tempo voa se considerarmos que já se passaram sete anos desde que o F-PACE foi apresentado. Apesar de sua respeitável idade, o primeiro SUV da Jaguar não parece antiquado e, na verdade, deverá manter-se à venda até que a marca britânica se torne 100% elétrica em 2025.
As últimas atualizações deste modelo abrangem o design, a tecnologia e o hardware, já que a versão híbrida plug-in P400e recebe uma bateria com maior capacidade, de 19.2 kWh, com a qual o crossover pode rodar agora 65 quilômetros sem emitir partículas poluentes, segundo o ciclo WLTP.
Isso significa 20% a mais de distância percorrida que antes e, além disso, a recarga pode ser realizada em corrente contínua a 35 kW. Neste caso, passar de 0 a 80% implica unicamente 30 minutos. É claro, a conexão também é compatível com corrente alternada: a 7 kW podemos ter a bateria 100% carregada em 2 horas e 30 minutos, assegura a Jaguar.
Como o resto das versões do F-PACE, o P400e conta de série com tração nas quatro rodas e uma transmissão automática de 8 velocidades com conversor de torque. Com 404 cv combinados e 640 Nm de torque máximo, o SUV eletrificado precisa de apenas 5.3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Nesta atualização, o SUV britânico conta com uma linha simplificada. Agora pode ser escolhido com os acabamentos R-Dynamic S, R-Dynamic SE, R-Dynamic HSE, 400 SPORT e SVR, mas isso dependendo do mercado.
Enquanto que alguns dos modelos recentes da Land Rover, como o Range Rover, mudaram para o motor V8 biturbo de 4.4 litros da BMW, o F-Pace SVR mantém o seu bloco V8 sobrealimentado por compressor de 5.0 litros. Esta mecânica é fabricada no Reino Unido, onde a Jaguar Land Rover também monta os motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros, alguns deles com tecnologia mild-hybrid.
Independentemente do acabamento, todos os F-PACE incorporam de série rodas de 19 polegadas, um quadro de instrumentos digital e o sistema de infotainment Pivi Pro com controle por voz Alexa, assim como Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
A partir do nível R-Dynamic SE, a Jaguar oferece detalhes exteriores em preto brilhante. Podem ser encontrados nas carcaças dos espelhos retrovisores, na grade dianteira (incluindo a moldura), nos frisos dos vidros e nos emblemas traseiros. Ainda não há preços, mas poderão começar em 65.000 libras esterlinas, como as cifras de seu antecessor.
Cabe lembrar que o F-PACE, junto com o resto da linha da Jaguar de propulsão térmica, tem data de caducidade. Apenas o I-PACE sobreviverá a partir de 2025, ano em que a marca britânica se transformará em um fabricante de carros puramente elétricos, como comentamos no início. Esta decisão implica que não haverá novos modelos na linha até dentro de três anos.