JAGUAR LANÇARÁ UM CARRO ELÉTRICO PARA BRIGAR COM O TESLA MODEL 3

A Jaguar reestruturará de maneira significativa sua oferta de produtos durante os próximos anos. A marca britânica realizará uma autêntica revolução interna que significará a despedida de alguns modelos e a entrada em cena de outros novos. A eletrificação desempenhará um papel protagonista nesse roteiro e pouco a pouco vão se conhecendo novos detalhes.
Um dos projetos mais ambiciosos em que a Jaguar embarcará muito em breve será no desenvolvimento de um novo sedan 100% elétrico. Um modelo totalmente novo que chegará aos concessionários com um objetivo realmente ousado. Poder fazer frente ao Tesla Model 3, Polestar 2 e outros sedans de luxo com mecânica elétrica que em breve veremos nesta categoria.
Mas, além de posicionar-se como uma alternativa ao modelo da Tesla, este novo elétrico está destinado a ocupar o lugar do Jaguar XE na linha. O que ainda não está claro é se será mantida a denominação XE ou se apagará qualquer rastro deste sedan de acesso da Jaguar. É um dos primeiros trabalhos que Thierry Bolloré, novo CEO da Jaguar Land Rover, terá que enfrentar.
Bolloré é consciente do sucesso comercial que está colhendo o veículo elétrico da Tesla. E mais, só na Europa foram vendidos durante o ano passado um total de 95.168 unidades do Model 3 frente a somente 7.978 exemplares do XE. A diferença é acachapante. Por isso, um modelo novo que suba no bonde da eletrificação é uma opção muito interessante para dar um impulso à marca nessa categoria.
Nesse momento a Jaguar pode contar na carteira com um dos SUVs de luxo mais populares, o I-Pace. Suas vendas vão muito bem e é lógico que a empresa queira acelerar seu processo de eletrificação. Devemos considerar que em 2021 chegará ao mercado a nova geração do Jaguar XJ, modelo que passará a ser 100% elétrico.
Faz tempo que a cúpula da Jaguar deu sinal verde ao lançamento de carros elétricos ‘pequenos’. Nick Rogers, Diretor de Engenharia da Jaguar Land Rover, comentou o seguinte: “Um Jaguar elétrico pequeno seria genial, temos que pensar nisso. É um espaço realmente excelente onde queremos estar e nossos clientes querem que estejamos, e isso é extremamente relevante nesse momento”.
O futuro Jaguar XE totalmente elétrico será sustentado pela plataforma MLA. Uma arquitetura modular que pode adaptar-se a diferentes tipos de veículos. Esteticamente se distanciará do design tradicional de um sedan do segmento D para, neste caso, exibir um aspecto mais próprio de um sedan ‘vitaminado e musculoso’. Também será mais alto que um XE convencional para poder acomodar o pacote de baterias no piso do veículo e ao mesmo tempo oferecer um grande espaço no habitáculo.