JAGUAR LAND ROVER VENCE BATALHA JUDICIAL CONTRA A CLONAGEM CHINESA DO RANGE ROVER EVOQUE

Após três anos de batalhas judiciais nos tribunais chineses, a Jaguar Land Rover finalmente ganhou o caso contra a Landwind por plágio do SUV Evoque por parte do fabricante asiático, o X7.
A Tribunal do Distrito de Chaoyang, em Pequim, considerou que o Range Rover Evoque original apresentava cinco elementos exclusivos de design que foram copiados diretamente pela Jiangling, proprietária da marca Landwind e criadora do X7, ordenando que a empresa chinesa cessasse a produção e as vendas imediatamente, além de pagar uma indemnização ao fabricante britânico.
A Jaguar Land Rover descreveu a decisão como a primeira do gênero a favor de uma empresa estrangeira da indústria automobilística na China, motivando a satisfação de Keith Benjamin, diretor global jurídico da Jaguar Land Rover. “Congratulamo-nos com essa decisão do tribunal de Pequim, que fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na justiça da arbitragem da propriedade intelectual nos tribunais chineses”.
“Essa decisão é um sinal claro de que a lei está sendo aplicada adequadamente para proteger os consumidores e manter os seus direitos, de modo que não sejam confundidos ou enganados, além de proteger o investimento empresarial em design e inovação”, declarou Benjamin.
O Landwind X7 foi apresentado no Salão de Guangzhou de 2015, na China, e lançado no mercado doméstico com um preço inicial quase três vezes inferior ao do Range Rover Evoque. O clone do Evoque demonstrou ser muito popular na China, mais que o original.