JAGUAR R-D6 CONCEPT: SE TIVESSE VISTO A LUZ, TERIA SIDO UM ESPORTIVO INTERESSANTE
Em 2003, quando a Jaguar ainda pertencia à Ford, a marca britânica considerou a possibilidade de lançar um modelo compacto, mas infelizmente isso nunca se concretizou. De qualquer forma, a marca apresentou um protótipo que antecipou um carro desse estilo.
Este Jaguar R-D6 Concept, apresentado em 2003, poderia ter mudado o curso da Jaguar, que alguns anos depois, após a Ford não conseguir tornar a empresa lucrativa, passou para as mãos da TATA. Infelizmente, o grupo indiano nunca apostou na mudança de rumo que tal modelo teria trazido.
O design deste protótipo, o modelo de quatro lugares mais compacto que a marca já havia criado, foi liderado por Ian Callum, que durante anos foi chefe de design da Jaguar. “O R-D6 representa o design puro, sensual e esportivo que todos os novos Jaguar apresentarão”, comentou o próprio Callum na época.
Naturalmente, não faltaram os elementos de design característicos da marca, como uma releitura dos faróis duplos (que também eram de LED, assim como as lanternas traseiras) ou a grade frontal, mas com um conceito bem diferente, com portas curiosamente abertas, no estilo daquelas do Mazda RX-8.
De qualquer forma, ele era 34 centímetros mais curto que o Jaguar X-Type, com 4.33 metros de comprimento (distância entre os eixos de 2.84 m), que na época era o menor modelo do catálogo da Jaguar. Este R-D6 também era bem largo, com 2.15 metros, e ficava a 1.39 metros do chão.
A marca utilizou chassi e carroceria feitos de alumínio e material composto, em linha com o Jaguar XJ da época. Destacaram-se, por exemplo, as rodas de 21 polegadas de diâmetro, com pneus Pirelli de perfil baixo, nas dimensões 255/30 R21, ou a dupla saída de escape central. A marca escolheu um motor de 6 cilindros para impulsioná-lo, embora talvez não seja o que muitos esperariam.
Apesar do foco esportivo deste modelo compacto, o motor V6 era diesel, especificamente uma versão turbinada do biturbo de 2.7 litros que estrearia um ano depois, em 2004, na produção do Jaguar S-Type. No protótipo, o V6 turbodiesel com injeção common rail oferecia potência de 233 cv e torque máximo de 500 Nm.
No papel, a Jaguar afirmou que este protótipo estilo coupé seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão, aliás, era manual de 6 velocidades.
Por fim, a cabine do R-D6 misturava ‘o clássico e o moderno’, graças a elementos de alumínio, dois tipos diferentes de couro, acabamento em madeira de nogueira preta americana e até mesmo plásticos pretos brilhantes, no estilo ‘Piano Black’.
Outros destaques incluem, por exemplo, os bancos futuristas (os dois traseiros também são individuais), uma grande alavanca de câmbio de alumínio e iluminação interna ambiente, entre outros recursos.