JAGUAR XK BY THORNLEY KELHAM: UMA JOIA ATUALIZADA AOS TEMPOS MODERNOS

Thornley Kelham revelou o primeiro projeto completamente novo em sua linha ‘europeia’ de lendas automobilísticas reinventadas. Nesta ocasião o modelo escolhido foi o Jaguar XK.
Tomando como base um Jaguar XK abandonado como doador, o programa específico permite que os clientes transformem o seu automóvel em um modelo com carroceria de liga leve projetada pelo designer do McLaren P1, Paul Howse, e uma gama completa de melhorias de desempenho e conforto.
Thornley Kelham realiza a maior parte do trabalho internamente, junto com um pequeno número de sócios. Além do seu trabalho na restauração, a equipe interna de artesãos é especialista em motores clássicos e conta com um currículo cheio diferentes projetos que implicaram em melhorias na suspensão, na direção, nos freios, na injeção de combustível e no design, assim como na instalação de elementos como o ar-condicionado e outros elementos de conforto.
A primeira grande tarefa foi baixar a linha de teto para que as proporções se tornassem mais elegantes e decididas. O próximo passo foi agregar um pouco de curvatura nos lados. Todas as seções da carroceria contam agora com mais escultura e músculo, mas também leveza. Os arcos de roda são mais largos tanto na parte dianteira como mais significativamente na parte traseira, com rodas de raios mais largas.
Na parte traseira, a cauda agora se eleva para criar uma forma mais parecida a uma lágrima. As lanternas traseiras estão embutidas na carroceria e foram suprimidas as molduras cromadas, limpando sua aparência.
No interior, surgem um painel e um habitáculo completamente redesenhados fazendo eco ao original, mas com detalhes para modernizar e melhorar cada ponto, sempre que seja possível. Os mostradores se mantêm com um design similar, mas estão rodeados por um painel de alumínio da cor da carroceria em lugar de uma placa plana de nogueira. Isso está envolvido com um couro mais fino que abraça os mostradores, agora colocados um pouco mais acima. A posição do banco é uma grande melhoria com relação ao original, já que reduz significativamente o ponto H para que se sente no automóvel em vez de sentar sobre ele, e seja assegurado de que o teto mais baixo não afete o espaço para a cabeça. Os bancos em si, embora tenham um design clássico, oferecem mais apoio que os originais.
O modelo agora conta com vidros elétricos, indicadores eletrônicos e uma discreta jaula de segurança, enquanto que o ar-condicionado, a direção assistida, a conectividade Bluetooth e uma série de opções de entretenimento garantem que todos os clientes possam utilizar o seu carro no dia a dia.
O motor de 6 cilindros em linha de 3.8 litros do Jaguar XK, que produzia entre 160 e 220 cv foi redesenhado a fundo. O motor de liga leve está equipado com injeção direta, um comando de válvulas específico e cilindros recondicionados que agora permitem elevar a potência entre 300 e 340 cv.
Para permitir que o novo motor funcione de maneira mais consistente com um maior rendimento, há um radiador de alumínio melhorado, assim como um capô com entradas de ventilação e aberturas sutilmente redesenhadas. A potência é entregue através de uma transmissão manual de 5 velocidades também redesenhada.
De acordo com o responsável, a condução foi melhorada com uma suspensão reconfigurada em todos os sentidos, utilizando forquilhas duplas na parte dianteira, amortecedores Bilstein e molas Eibach. A configuração do eixo traseiro foi redesenhada por completo e agora incorpora um diferencial de deslizamento limitado. Os freios a disco ventilados com pinças de quatro pistões equipam cada roda.
Para transformar o modelo nesta joia é necessário um processo de mais de 5.000 horas de trabalho.
O desenvolvimento do primeiro Jaguar XK construído de acordo com as especificações ‘europeias’ já está em marcha. A quantidade de exemplares será estritamente limitada, com preços que partem de 550.000 libras esterlinas, sendo preciso acrescentar o modelo doador, o que significa algo em torno dos 3.3 milhões reais ao câmbio atual.