JAS MOTORSPORT REVELA O NOVO HONDA CIVIC TYPE R TCR DE CORRIDAS

A equipe de competição e empresa de engenharia JAS Motorsport acaba de apresentar o Honda Civic Type R TCR, ou seja, um novo carro de corridas baseado no último Type R, que começará a competir na próxima temporada de 2023.
Este veículo de competição está baseado no Type R FL5 de produção, lançado este ano, embora o Honda Civic já conte com uma ampla experiência no TCR como modelo, campeonato no qual estreou no ano de 2015.
Uma das principais novidades deste TCR em relação ao Type R de rua é o design exterior, já que conta com um kit aerodinâmico específico para um uso em circuito, capaz de gerar maior carga aerodinâmica e aportar maior estabilidade nas curvas.
É claro que o TCR incorpora um sistema de freios melhorado, uma transmissão de corridas e uma versão preparada do motor 2.0 litros turbo alimentado de 4 cilindros que equipa o Type R de produção, embora não tenham sido anunciadas cifras de potência e torque. Cabe apontar que, de série, o bloco oferece 330 cv e 420 Nm de torque máximo.
No habitáculo a JAS Motorsport também realizou um trabalho importante, esvaziando o interior de tudo aquilo que não é necessário para a competição e reduzindo assim o peso do conjunto. Além de uma jaula de segurança e bancos bucket OMP, foram instalados uma tela digital para o piloto e um volante de competição.
A JAS Motorsport oferecerá também uma versão ‘endurance’ pensada para corridas de resistência, como as VLN, eventos de 24 horas e a IMSA Michelin Pilot Challenge, e segundo a empresa, o carro herda tudo o que foi aprendido pelo programa corridas-cliente do NSX GT3.
Esta versão inclui iluminação adicional (em outras categorias não se corre de noite), freios ABS, um sistema de reabastecimento rápido ‘quick-fill’, uma tela de informação mais completa e um sistema de ventilação para o piloto, entre outras coisas.
O modelo da Honda fez sua estreia no último dia 5 de dezembro no circuito italiano Tazio Nuvolari, em Cervesina, com o piloto Néstor Girolami da Honda Racing Driver ao volante, embora ainda esteja imerso em um programa de testes e desenvolvimento em circuito, antes da entrega dos carros aos clientes, prevista para abril de 2023.