JEEP RENEGADE 4XE TESTA NA ITÁLIA O MODO DE CONDUÇÃO ELÉTRICO FORÇADO

A FCA está realizando um dos projetos mais ambiciosos dos últimos tempos. Imersa na eletrificação de sua oferta de produtos, até agora o novo 500 é o único modelo que garante não contaminar nada em cada uma das cidades por onde circule, embora também os híbridos plug-in possam fazer isso por um tempo determinado, conforme a autonomia da bateria assim permita.
As grandes cidades europeias estão removendo o tráfego de seus centros urbanos, limitando totalmente a circulação com o único acesso a residentes e transporte público. Mas também está sendo aberta a circulação aos veículos de mobilidade sustentável, a principal razão para o estudo do projeto firmado entre FCA e Turin.
Os italianos estão testando nesta cidade um novo sistema a bordo de um Jeep Renegade 4XE, a versão híbrida plug-in do modelo que, através da geolocalização, permite que o SUV mude o modo de propulsão automaticamente, de híbrido para elétrico, com base nos dados do sistema de navegação ao acessar um centro histórico, e volta ao modo de condução previamente selecionado quando abandona a cidade ou uma determinada zona.
Trata-se de um sistema muito similar ao recém-apresentado ‘BMW Drive Zone’, que também utiliza o mesmo princípio de funcionamento. A versão mais eficiente da linha do Jeep Renegade já acumula várias centenas de quilômetros de testes pelas ruas e subúrbios de Turin, ao ponto de que a Jeep preparou duas unidades a mais para ceder à cidade e aumentar a qualidade de participação no estudo.
Por enquanto, nem a Jeep nem os dirigentes do grupo FCA manifestaram qualquer conclusão do estudo, nem se sabe ainda quando esta nova função tão interessante será montada em seus modelos, que informa o condutor na tela do sistema de navegação de uma restrição urbana por excesso de emissões poluentes para selecionar o modo mais eficiente.