KG AUTO APRESENTA O LE TUBE, UM MONOLUGAR 100% ELÉTRICO PARA PURA DIVERSÃO

Os carros elétricos não são apenas para realizar grandes viagens, nem tampouco só para o dia a dia. Os franceses da KG Auto entendem também o conceito de lazer, diversão e sensações que podem ser vivenciadas bem diferentes da combustão. A empresa francesa apresentou um autêntico ‘brinquedo’ 100% elétrico para este tipo de clientes inspirado nos monolugares de corridas dos anos 40, 50 e 60 que participavam de míticas corridas como a Targa Florio.
O formato tubular é o que dá nome a esta criação francesa, com capacidade apenas para uma pessoa e que conta com um banco esportivo do tipo bucket com toda a tração na traseira. Os enormes pneus e o spoiler traseiro dão uma ideia da esportividade que pode oferecer o Le Tube que, por enquanto, encontra-se em fase de protótipo de pré-produção.
Pelo menos conhecemos suas especificações técnicas e suas medidas: 2.763 mm de comprimento, 1.676 mm de largura, 969 mm de altura e uma distância entre os eixos de 1.971 mm.
O Le Tube conta apenas com uma proteção de carroceria no espaço do pequeno habitáculo até a extremidade dianteira, que pode ser personalizado a gosto do cliente, enquanto que a estrutura traseira que abriga o sistema de propulsão elétrica é uma estrutura tubular de tom preto.
Com uma altura da carroceria em relação ao solo de apenas 116 milímetros, a KG Auto promete sensações dinâmicas a bordo graças a um chassi de alumínio leve, que utiliza aço galvanizado para os braços das suspensões e está equipado com um sistema de freios a disco com assistência hidráulica. A empresa equipou também rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus de diferentes medidas, de 205/55 R15 na frente e de 245/45 R15 atrás.
Basta dar uma olhada nas imagens para se encantar com esta proposta que pesa somente 258 quilos, não chegando à meia tonelada com o condutor a bordo. A KG Auto não mostrou o interior, mas a verdade é que além do banco com cintos de segurança da Sparco e de um volante específico não existe mais nada.
Simples ao máximo, porque o mais importante está no sistema de propulsão. O Le Tube conta com dois motores elétricos colocados nas rodas traseiras, sem escovas e desenvolvendo uma potência máxima nominal de 16 kW - 21 CV - e de 32 kW de potência pico, equivalente a 43 CV. O sistema conta com dois modos de entrega de potência e com um recuperador de energia nas frenagens, além de duas baterias de 48V. A de série é de fibra de vidro absorvente com 55 Ah e a opcional de ferrofosfato de lítio com mais do dobro de amperagem.
Nada menos que 160 Ah, recarregando-se as duas através de uma tomada de corrente direta de 220V. Com ambas, o Le Tube é capaz de alcançar os 60 km/h em somente 2.8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 42 km/h. Não é muito, mas como a ideia deste pequeno foguete é diversão, a chave está na autonomia: a bateria mais básica dá para apenas 45 minutos de autonomia, enquanto que a segunda aumenta a autonomia até as duas horas. Por enquanto não se sabe o preço, mas não levarão muito tempo a revelá-los.