KIA CARNIVAL ATUALIZADO NOS ESTADOS UNIDOS: TECNOLOGIA E HIBRIDAÇÃO

A marca coreana revelou recentemente o novo KIA Carnival 2024 nos Estados Unidos. Um modelo que estará presente em vários mercados sob os nomes de Carnival e Sedona, mas o Brasil não será um deles.
O renovado Carnival herda a última linguagem de design do fabricante, apresenta interessantes novidades no habitáculo e recebe uma opção de powertrain híbrido três anos após a estreia do modelo de quarta geração. O mais destacado do exterior é o frontal redesenhado, que segue a linha de outros modelos recém-apresentados.
Os faróis dianteiros, dispostos verticalmente e com finas tiras LED horizontais, se combinam com uma grade ‘tiger nose’ de maiores dimensões. Esta é complementada com uma entrada de ar localizada no para-choque. A vista lateral quase não muda, apenas pelos novos desenhos de rodas e uma paleta de cores revisada.
Passando à traseira, surgem novos elementos verticais nas lanternas de largura completa. A tampa foi redesenhada sutilmente, ao mesmo tempo que a matrícula foi deslocada para baixo. O para-choque agora é de plástico, ao mais puro estilo crossover, e inclusive conta com uma placa protetora inferior de maiores dimensões. No interior surgem algumas mudanças menores já vistas no K5.
O KIA Carnival 2025 mantém sua ampla habitabilidade, oferecendo aos clientes configurações de 7 e 8 lugares.
No caso da tela curva panorâmica, ela integra duas telas de 12.3 polegadas e elimina os botões físicos. O novo sistema é compatível com atualizações sem fios, funções de controle remoto a partir de um smartphone, um sistema de autenticação de impressões digitais, serviços de música em streaming e uma nova alavanca para o câmbio.
Com relação à linha mecânica, foi mantido o motor V6 GDI de 3.5 litros com 290 cv e 352 Nm de torque máximo, um motor já conhecido e confiável que, curiosamente, perde três cavalos com relação ao seu antecessor. Embora não se trate de forma alguma de uma mudança significativa, a verdadeira novidade é o novo powertrain híbrido para o monovolume.
Combina um motor turbo alimentado de 1.6 litros e um motor elétrico de 54 kW que surgem acoplados a uma transmissão automática de 6 velocidades. Em conjunto, a nova e eficiente mecânica desenvolve 245 cv e 367 Nm de torque máximo. Por enquanto, as cifras de desempenho e eficiência não foram anunciadas, nem os preços. Tudo será revelado com sua chegada ao mercado nos próximos meses.