KOENIGSEGG ANTECIPA SEU PRÓXIMO PROJETO: UM HYPERCAR PARA 2022

A Koenigsegg aproveitou a chegada do ano novo para lançar um adiantamento do que está por chegar neste 2022. Uma imagem divulgada nas redes sociais da empresa dá uma pista de sua próxima grande criação: um hypercar que será revelado no final deste ano. O teaser que fazemos referência mostra um perfil clássico da Koenigsegg, com linhas suaves, um para-brisa envolvente e uma cabine em forma de lágrima.
O desenho embutido das lanternas traseiras, que são diferentes daquelas utilizadas nos outros modelos atuais da marca, é visualmente similar ao CCX de 2006: um supercar de 817 cv que foi o primeiro Koenigsegg a utilizar um V8 desenvolvido internamente em vez de um bloco Ford modular. Um proeminente splitter dianteiro acena ao design dos automóveis passados da Koeingsegg, incluindo não só o CCX, mas também o CCR, que era o carro de rua mais rápido do mundo na época de seu lançamento em 2004.
Na parte traseira, um sutil difusor se parece ao utilizado no Agera, que em 2017 tirou do Bugatti Chiron o título de carro de produção mais rápido do mundo, ao registrar uma velocidade média de 447 km/h em um trecho de 18 quilômetros de estrada fechada, embora a Bugatti tenha recuperado o recorde no ano passado. De resto, as sombras impedem contemplar o resto das chaves estéticas daquele que será um dos carros mais espetaculares deste ano que acaba de começar.
O ano de 2022 marca o vigésimo aniversário do primeiro automóvel de produção do fabricante sueco, ou seja, o CC V8 S. É possível que o próximo hypercar da empresa sirva de tributo ao superesportivo de 664 cv de potência, uma máquina da qual só foram produzidas seis unidades entre 2002 e 2003 após um processo de desenvolvimento de nada menos que oito anos. Esse monstro era capaz de alcançar os 390 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h era feita em menos de 3.5 segundos.
Cabe lembrar que os Koenigsegg Jesko e Regera utilizam um V8 biturbo de 5.0 litros, enquanto que o primeiro modelo de quatro lugares da empresa, o Gemera, recorre a um powertrain híbrido baseado em um motor de 3 cilindros e 2.0 litros com dois turbo compressores. Se as intenções da marca sueca passam por prestar homenagem a modelos anteriores, provavelmente o motor escolhido será um V8.
A Koenigsegg também revelou junto com a imagem descrita que seu propósito de Ano Novo é criar “um desempenho superior através de uma engenharia inteligente e um ótimo design”. Lembrando que a marca fez seu nome, entre outras coisas, por seus avanços tecnológicos, como o motor ‘Free Valve’ que é usado no citado Gemera, um GT de 1.700 cv com espaço para quatro pessoas.