KOENIGSEGG JESKO ABSOLUT: A VELOCIDADE TEÓRICA DO MONSTRO SUECO É DE 532 KM/H

Na semana passada foram apresentados os novos Koenigsegg Gemera e Koenigsegg Jesko Absolut, dois surpreendentes lançamentos que o pequeno fabricante sueco tinha preparado para o Salão de Genebra. No entanto, o inesperado cancelamento do evento suíço não impediu que a Koenigsegg revelasse seus novos modelos.
Se o primeiro é um surpreendente esportivo de 4 lugares dotado de um esquema híbrido de 1.727 cv, o segundo é uma radical versão do Koenigsegg Jesko que foi apresentado durante a última edição 2019 do evento de Genebra. Mas não se trata de uma simples edição limitada a mais, pois conta com uma configuração única e um propósito bastante peculiar, tornar-se o Koenigsegg mais rápido de todos os tempos e romper o recorde de velocidade para veículos de produção.
Segundo as próprias palavras de Christian von Koenigsegg durante sua apresentação, o novo Koenigsegg Jesko Absolut será o modelo mais rápido já fabricado pela marca, de modo que não só trata de ser o Koenigsegg mais rápido até hoje, mas também mais rápido que qualquer outro que possa ser desenvolvido e fabricado posteriormente. De modo que será o forte candidato da marca sueca a bater o recorde de velocidade para veículos de produção, que curiosamente, embora extraoficialmente esteja nas mãos do Bugatti Chiron Super Sport 300+, a nível oficial está nas mãos da Koenigsegg. Já que o modelo da Bugatti alcançou os 490.48 km/h em uma só passagem e não deu as duas obrigatórias para homologar o recorde. Portanto, este feito não conta para o recorde, que segue estando nas mãos do Koenigsegg Agera RS, que em 2017 alcançou os 447.24 km/h.
Durante a apresentação do novo Koenigsegg Jesko Absolut a pergunta mais repetida foi a velocidade máxima estimada do modelo, entretanto, ninguém da marca nem a informação oficial divulgada do modelo revelaram tal dado. De modo que supomos que simplesmente deverá estar acima dos 490 km/h alcançados pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ em 2019.
No entanto, uma publicação americana conseguiu arrancar esta cifra do fundador da empresa sueca, Christian von Koenigsegg, que acabou revelando que a velocidade máxima teórica do Jesko Absolut é de 532 km/h ou 330 mph. Segundo Koenigsegg, esta é a velocidade que predizem as simulações quando se leva em conta todos os fatores, como a potência, os desenvolvimentos da transmissão, a superfície frontal e o rendimento aerodinâmico. Ainda assim, para levar o modelo à sua velocidade máxima ele precisa de espaço, muito mais que os 4 ou 5 km das retas mais longas das pistas disponíveis, onde Koenigsegg prediz que só será capaz de alcançar 85% desta velocidade, de modo que ainda não sabem onde farão o teste de velocidade, que deverá acontecer em aproximadamente um ano.