KOENIGSEGG PRETENDE RIVALIZAR COM A FERRARI PRODUZINDO MILHARES DE ESPORTIVOS POR ANO

Christian von Koenigsegg dirige uma das marcas mais icônicas do mundo atualmente. Pelo menos no que diz respeito a desempenho. No entanto, seus carros são tão exclusivos que apenas são fabricados uma dúzia por ano. O empresário sueco já não está contente com isso e aumentará drasticamente seu ritmo de produção, para tornar-se um rival direto da Ferrari.
Koenigsegg revelou seus planos de fabricar centenas de veículos ao ano em 2022. Pouco depois disso, esse volume se elevará até as quatro cifras sem determinar um número exato. E como confirmado há alguns meses, a empresa está desenvolvendo um novo modelo ‘de acesso’ com um preço aproximado de 1 milhão de dólares (880.000 euros). Segundo fontes próximas da marca, poderá incluir um motor híbrido V8 de 1.050 cv e será o responsável por parte do incremento de produção anual que persegue a empresa.
Todos os carros da Koenigsegg que estão atualmente à venda são fabricados à mão. O único local que a marca utiliza para esses trabalhos se encontra em Angelholm, Suécia. São instalações muito mais modestas que as de qualquer marca com uma produção anual significativa.
Por isso, a produção do novo modelo mais ‘barato’ será no antigo complexo industrial da Saab, que se encontra a três horas ao norte, em Trollhättan. Para respaldar um aumento de produção tão drástico, Koenigsegg firmou um acordo de 320 milhões de dólares com a National Electric Vehicles Sweden (NEVS).
O novo superesportivo utilizará o motor de combustão ‘freevalve’ desenvolvido pela marca. Que, além de não requerer válvulas, permite que o automóvel arranque com álcool puro, o que o torna um motor neutro em CO2. Se essa tecnologia provar sua eficácia e bom funcionamento, provavelmente também seja incluído nos futuros modelos da marca.
Von Koenigsegg não deu detalhes de como pretende alcançar os milhares de veículos fabricados ao ano. Mas, para conseguir esse ambicioso objetivo, seguramente necessitará da introdução de modelos mais baratos. Os 880.000 euros de seu modelo em desenvolvimento são muito altos para competir com o Ferrari F488 GTB, o Lamborghini Huracán e o McLaren 720S. Modelos esportivos, que apesar de seus impressionantes desempenhos, têm um preço muito inferior.