LADA VESTA E XRAY: PRONTOS PARA DESEMBARCAR NA EUROPA OCIDENTAL
A chegada ao mercado dos modelos Lada Vesta e XRAY significa um ponto crítico para a AvtoVAZ, não somente a nível estético, mas pelas modificações mecânicas que propiciaram um fortalecimento de sua posição nos mercados da Europa Ocidental e Central. Tanto o sedan como o crossover possuem motorizações que cumprem com as normas de emissões aplicáveis na União Europeia.
Isso significa que os motores foram certificados para cumprir com as normas Euro 6. O sedan Vesta iniciou sua comercialização na Rússia há poucos dias, inicialmente com um único motor para o mercado doméstico. Trata-se do VAZ-21129 de 1.6 litros 16V com 106 cv de potência e 148 Nm de torque, associado tanto a uma transmissão manual de 5 velocidades de origem Renault ou uma automatizada também de cinco velocidades. Este propulsor lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 178 km/h.
Entretanto, mais adiante a oferta será enriquecida com o motor H4M da aliança Renault-Nissan, um 1.6 litros que produz 114 cv, assim como o VAZ de 1.8 litros que desenvolve 123 cv de potência. Os três motores cumprem com as normas Euro 5.
Ambos os modelos terão mudanças na regulagem do motor e no sistema de escape que lhe permitirão cumprir com as normas Euro 6. Isso foi conseguido com base em uma atualização do software do controle eletromecânico das válvulas, da gestão eletrônica do motor, do sensor de fluxo de ar e um novo catalisador, tudo isso sem necessariamente diminuir a potência dos motores.