LEILOADO O SUBARU IMPREZA PRODIVE 555 GRUPO A DE COLIN McRAE

A história do Subaru Impreza WRX STI começa há quase três décadas como um novo capítulo da Subaru no Campeonato do Mundo de Rallys. O Impreza esteve estreitamente ligado aos rallys durante a maior parte de sua vida, conseguindo alcançar o sucesso através de pilotos como o falecido Colin McRae e Carlos Sainz. Na verdade, na semana passada foi leiloado o Subaru Prodrive 555 Grupo A de Colin McRae.
As distintivas cores azul e amarelo vestiram durante anos a carroceria do Impreza de rallys. As unidades pilotadas por Colin McRae e Carlos Sainz venceram os rallys da Grécia, Nova Zelândia e Reino Unido, e ajudaram a equipe a ganhar o Campeonato de Construtores de 1995 e 1996, além de marcar um segundo lugar na temporada de 1994.
O Subaru Impreza WRX STI foi tão importante que o primeiro e único título de pilotos conseguido por Colin McRae foi possível com a ajuda deste modelo em 1995. Além disso, foi o primeiro campeonato conseguido pelo fabricante japonês naquele ano que sem dúvidas foi redondo. O segundo título de pilotos chegaria oito anos mais tarde, em 2003, das mãos de Petter Solberg.
O Subaru Prodrive 555 Grupo A esteve na ativa entre 1994 e 1996, e foi conduzido por McRae, Sainz e Possum Bourne. Após três temporadas, a Subaru o aposentou da competição ativa e, desde então, esta unidade permaneceu intacta em um armazém.
O chassi 94.006 ocupou o primeiro lugar em três etapas do Rally de Monte Carlo de 1994 com Sainz ao volante. É um dos 65 veículos encomendados pela Prodrive à Subaru para o WRC. Nunca foi restaurado e inclui o motor Prodrive original, um bloco de 2.0 litros com uma transmissão de 6 velocidades. Também inclui o diferencial dianteiro ativo de origem.
Tanto o motor, como a suspensão, as rodas e os pneus levam a marca Prodrive com códigos de fabricação de 1993/1994. Comenta-se também que este exemplar tem muito poucos quilômetros rodados devido aos abandonos na Córsega 1994 e nos rallys da Indonésia 1995 e 1996.
O carro foi leiloado na semana passada pela Lloyds Classic Car Auctions. De acordo com o anúncio, teve três proprietários diferentes, que mudaram de mãos em 1993, 1995 e 2013. Também foi autentificado pelo International Classic Automobile Authentication and Rating System. Infelizmente, desconhecemos o preço de venda que alcançou no leilão, mas podemos imaginar que tenha alcançado uma boa cifra.