LEVC TX: NOVO TAXI BRITÂNICO QUER EXPANDIR PARA OUTROS MERCADOS
Surge a forma definitiva do tradicional taxi londrino, e quem sabe de outras cidades europeias. Trata-se do LEVC TX, que até esta data era chamado de London Taxi TX5. Na verdade, a empresa já não se chamará mais London Taxi Company (LTC), mas London Electric Vehicle Company (LEVC).
Essa mudança de denominação está de acordo com os novos tempos, a LEVC não irá simplesmente vender taxis, mas veículos elétricos urbanos, já que haverá mais adiante também um veículo comercial leve. Esse futuro modelo poderá rivalizar com as versões elétricas do Nissan NV200, Citroën Berlingo/Peugeot Partner e Renault Kangoo.
Agora falando de taxis, o TX é um taxi elétrico com extensor de autonomia, a mesma solução utilizada pelo BMW i3 REX e pelo Opel Ampera da primeira geração. É um carro elétrico que, quando necessita de mais autonomia, a obtém de um gerador alimentado a gasolina. Mas ainda faltam dados técnicos sobre isso.
O LEVC TX pode rodar cerca de 100 quilômetros sem necessidade do gerador, por isso para corridas curtas pode funcionar somente com eletricidade e assim evitar grandes custos para os taxistas. Se for preciso aceitar uma corrida longa, pode estender sua autonomia até os 640 quilômetros usando gasolina.
Hoje esse modelo não tem rival, já que não há elétricos de autonomia estendida com uma capacidade para seis passageiros, bagagem, adaptação para atender um cadeirante, portas traseiras com 90 graus de abertura e a agilidade exigida para a homologação em Londres.
Está posicionado mais próximo do Nissan e-NV200 preparado especificamente para servir de taxi em Londres, só que o furgão japonês carece de extensor de autonomia e depende exclusivamente da carga de suas baterias eletroquímicas. O TX demora mais para descarregar suas baterias graças a ajuda do gerador.
A partir de 1º de agosto todos os interessados em adquirir um TX poderão entrar na lista de espera. O fabricante já anunciou seu primeiro pedido internacional, a empresa holandesa RMC encomendou 225 unidades do novo taxi britânico.
A LEVC ainda está dando os retoques finais em seu novo modelo, que já foi testado em condições climáticas extremas muito distantes às de Londres, como o deserto do Arizona e o círculo polar Ártico.
O design é compatível com as restrições de Londres, que exige taxis mais limpos e que não sejam animados por motores diesel. Com o apoio tecnológico da anterior London Taxi Company, esse projeto já havia se mostrado o mais conveniente.
Permitem uma economia de uso similar à de taxis 100% elétricos, mas dispõem de uma autonomia similar à de um taxi diesel. Além disso, pelas características de condução dos taxis, o extensor de autonomia mostra-se uma boa solução, sendo que a incógnita ainda é o preço.
A LEVC pretende vender taxis - e mais adiante veículos comerciais leves - dentro e fora do Reino Unido, já que agora não conta mais com o monopólio que a regulamentação britânica lhe garantia. Não é o taxi mais bonito do mundo, mas por dentro é um dos mais cômodos e com um design mais lógico para esse propósito.