LEXUS ELECTRIFIED REINVENTA A EXPERIÊNCIA AO VOLANTE

A Lexus se propôs a desenvolver novas tecnologias e veículos que maximizem o potencial da eletrificação, não só para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões, mas também para elevar as cotas de desempenho, dinamismo e intensidade ao volante. Em seu fórum Kenshiki para a imprensa, celebrado em Bruxelas, a empresa informou sobre os últimos avanços da Lexus Electrified, seu plano de eletrificação e a viagem para a neutralidade em carbono. Também ofereceu detalhes do design e as inovações técnicas que incorporarão seus modelos de nova geração.
Pascal Ruch, VP da TME e responsável da Lexus Europe, reconheceu que, “a longo prazo, os veículos elétricos de bateria irão prevalecer, mas que, embora persistam as dificuldades em termos de infraestruturas e fornecimento elétrico, a Lexus continuará desenvolvendo um leque de tecnologias eletrificadas para veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos com bateria para cobrir as necessidades dos diferentes clientes e ambientes de condução de todo o mundo”.
Nesse sentido, declarou: “No futuro, todas as inovações serão baseadas no princípio de aproveitar a eletrificação para reinventar a experiência ao volante. Queremos que as pessoas desfrutem de verdade ao volante de nossos veículos”.
A vantagem tecnológica da Lexus
A Lexus foi pioneira na eletrificação no mercado dos automóveis de luxo, com o lançamento do SUV híbrido RX 400h em 2005. Desde então, explorou os limites da tecnologia para seguir melhorando o desempenho e a eficiência, e acumulou uma vasta experiência no desenvolvimento dos principais componentes dos veículos elétricos, incluindo motores elétricos, baterias e unidades de controle da energia. Ao mesmo tempo, popularizou os híbridos com uma linha crescente de modelos, e acumulou mais de 2.3 milhões de vendas em todo o mundo. Hoje, mais de 90% dos novos veículos Lexus vendidos na Europa são híbridos. A empresa está aproveitando esta experiência para garantir que a sua nova geração de modelos eletrificados ofereça os níveis máximos de qualidade, desempenho e segurança.
Para ajudar a tornar realidade suas ambições, a Lexus está preparando uma nova sede mundial em Shimoyama, no Japão, um complexo ágil, focado nos automóveis, onde serão centralizadas todas as suas iniciativas de desenvolvimento, com designers e engenheiros trabalhando lado a lado nos escritórios de design e nos circuitos de testes.
Lexus Electrified Sport
O protótipo Lexus Electrified Sport representa a visão da Lexus de um futuro esportivo de referência com motorização elétrica com bateria. Capta a intenção da empresa em fabricar veículos eletrificados com uma autêntica dimensão esportiva. Suas linhas fluidas - que definem uma nova identidade para os veículos elétricos a bateria da Lexus, inspiradas na velocidade e nas acrobacias aéreas - só são igualadas por sua potência. Espera-se que acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos.
Design de baterias superior
As baterias montadas nos mais recentes veículos híbridos e híbridos plug-in da Lexus, oferecem não só uma autêntica capacidade elétrica, mas conservam dimensões compactas para economizar peso e custo, sem perder espaço no habitáculo nem no porta-malas. Aplica-se o mesmo princípio aos modelos elétricos com bateria, com a engenhosa bateria de 71.4 kW montada no SUV RZ 450e, com uma eficiência de 16.83 kWh por cada 100 km, líder no segmento, que lhe outorgará uma autonomia de até 440 km (ciclo combinado WLTP).
O novo híbrido RX introduz uma nova bateria de hidreto de níquel (NiMH) bipolar, uma tecnologia que reduz a resistência e oferece uma maior capacidade de carga e descarga. O resultado é que a potência de cada célula aumenta 70%, de maneira que se pode conseguir uma potência global superior sem aumentar as dimensões da bateria. A Lexus também está pesquisando a nova geração de baterias de íons de lítio e o potencial da tecnologia de baterias de estado sólido.
A bateria de hidreto de níquel (NiMH) bipolar está disponível no RX 350h e no RX 500h, o primeiro híbrido com turbo compressor de Lexus.
A qualidade e segurança das novas baterias da Lexus está baseada não só no design e na estrutura da bateria em si, mas também em um sistema de controle que detecta qualquer aquecimento anômalo, até o nível das diferentes células. O uso de um refrigerante no condutor previne o risco de incêndio em caso de acontecer algum problema, enquanto que o design da bateria impede que se acumulem substâncias degradadas no anodo que possam reduzir a vida útil da bateria. Graças a estas medidas, a Lexus está convencida de alcançar seu objetivo de que o novo RZ conserve 90% da capacidade da bateria após 10 anos de uso, o que resultará em uma maior tranquilidade para os clientes.
Maior dinamismo com DIRECT4 e One Motion Grip
A Lexus está introduzindo novos sistemas que otimizam o potencial dinâmico dos motores eletrificados. O DIRECT4, que se destaca nos novos modelos RX 500h e RZ 450e, é uma tecnologia exclusiva da Lexus que equilibra instantaneamente o torque entregue aos eixos dianteiro e traseiro, para conseguir uma tração ótima em todas as condições de condução, uma aceleração mais linear, um comportamento superior nas curvas e uma melhor postura do veículo. Além de melhorar o desempenho e a sensação de condução, contribui para um maior conforto de marcha, sobretudo para os ocupantes dos bancos posteriores.
O One Motion Grip é um sistema de direção por cabo que suprime a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Foi instalado no novo RZ 450e, de maneira que transforma a experiência ao volante, ao eliminar a necessidade de cruzar as mãos ao girar o volante, para conseguir manobras mais simples e precisas. A agilidade em baixa velocidade e a estabilidade em estrada também melhoram consideravelmente. O sistema efetua também micro correções automáticas quando se circula por superfícies pouco uniformes.
Um motor elétrico com transmissão manual
Para muitos condutores, o controle e a intensidade proporcionados por uma transmissão manual é uma parte importante de uma experiência gratificante ao volante. A Lexus esteve pesquisando como um veículo elétrico a bateria poderia montar uma transmissão manual - um projeto que avançou com o desenvolvimento de um protótipo de trabalho baseado no SUV compacto UX 300e, equipado com uma alavanca de câmbio e um pedal de embreagem.
Takashi Watanabe, engenheiro chefe da Lexus Electrified, explicou: “Por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro modelo elétrico a bateria. No entanto, o condutor pode desfrutar de todas as sensações de um veículo com transmissão manual. É um sistema com base em um software, de maneira que pode ser programado para reproduzir a experiência ao volante de diferentes tipos de veículos, sendo o condutor que escolhe a características que prefere”.
Com os sistemas DIRECT4 e One Motion Grip, também com base em um software, a Lexus poderá explorar novas oportunidades de personalização do desempenho, para oferecer uma experiência na medida de cada condutor.