LEXUS LF-A 2025: O REGRESSO DE UMA LENDA JAPONESA GRAÇAS À TECNOLOGIA HÍBRIDA

A Lexus pode se orgulhar de ter concebido uma das joias sobre rodas mais populares da indústria automobilística japonesa em sua história recente. O Lexus LF-A é um ícone, uma lenda e inclusive um símbolo, daquilo que o fabricante japonês é capaz de fazer no âmbito da esportividade. Um modelo que gerou uma grande quantidade de manchetes e que, de vez em quando, volta a ser notícia devido ao surgimento de exemplares novos (ou praticamente novos) à venda.
Há aproximadamente uma década que a produção do LF-A foi encerrada. No entanto, e desde que se cessou de maneira oficial sua comercialização, vem se especulando com a possibilidade de que este modelo regresse à vida. Mas, há dúvidas sobre isso e sobre a viabilidade do desenvolvimento de uma nova geração. Agora, do distante e exótico Japão chegam novas e interessantes informações que indicam o regresso do LF-A.
A mídia japonesa especializada teve acesso a uma informação de grande relevância, e que aponta diretamente à ressurreição do emblemático superesportivo da Lexus. Assim como assinalamos previamente, há aproximadamente 10 anos foi colocado um ponto final em sua produção. Nesta nova etapa em que entra a marca premium, uma nova geração do LF-A tem o seu lugar.
Segundo este informe, a Lexus fixou 2025 como o ano que nascerá a nova geração do LF-A. Um projeto que, apesar de encontrar-se em um estado muito inicial, já começou. O fabricante japonês colocou todo o vapor para trazer de novo à vida este aclamado modelo. Um regresso que será possível graças à eletrificação. É que devemos considerar o roteiro estabelecido pela empresa para ser uma referência da mobilidade elétrica a nível global.
A Lexus tem como alvo a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) como a solução ideal para o LF-A de nova geração. Um sistema de propulsão que combinará um motor a gasolina V8 com um elétrico para alcançar uma potência total de aproximadamente 950 cv.
Tendo em conta as rígidas normas de emissões que estão sendo impostas em mercados relevantes como a Europa, é lógico que se a Lexus quiser criar um modelo de enfoque global que possa ser vendido no Velho Continente, não há outra escolha que optar pela hibridação.
O sistema de propulsão eletrificado se combinará com uma carroceria onde a fibra de carbono será um dos materiais protagonistas. É que os engenheiros da Lexus devem manter um peso contido. Alcançar um ponto de equilíbrio entre desempenho e eficiência é outro dos desafios que devem ser superados.