LEXUS LM: SEGUNDA GERAÇÃO DO MPV JAPONÊS APRESENTADO EM SHANGHAI
Sem dúvidas um dos lançamentos mais curiosos mostrados do Salão de Shanghai 2023, que está sendo celebrado por estes dias na China, foi o Lexus LM, a segunda geração do monovolume de luxo da marca japonesa, que deixará de ser um produto exclusivamente para a China e se converterá em um modelo global.
De acordo com a Lexus, este MPV de luxo pensado para o transporte de passageiros será comercializado em mais de 60 países da Ásia e Europa, embora por enquanto não se saiba quais serão os mercados contemplados. De qualquer forma, vejamos tudo o que oferece, começando por um chamativo design, protagonizado por uma gigantesca grade frontal.
O modelo, que mede 5.13 metros de comprimento, 1.89 de largura e 1.96 de altura, é maior que seu antecessor (8.0 centímetros mais comprido) e praticamente igual em termos de volume ao Mercedes-Benz V Class de chassi longo (5.14 m). Em relação à distância entre os eixos, foi mantida a cifra da geração anterior, com 3.0 metros.
Como caberia esperar, o LM conta com portas laterais corrediças e um enorme interior com três filas de bancos e seis ou sete assentos, embora a marca também ofereça uma versão de quatro lugares e duas filas de bancos, pensada para uma utilização com chofer.
Entre o equipamento disponível na versão de quatro lugares destaca-se uma imensa tela de 48 polegadas, instalada logo atrás dos bancos dianteiros, na divisão entre o habitáculo dianteiro e o traseiro, que serve tanto para entretenimento como para reuniões, segundo a Lexus. Além disso, encontramos uma geladeira, diversos espaços porta-objetos e um vidro de privacidade com dois níveis de opacidade.
Além de um gigantesco espaço disponível para as pernas dos ocupantes dos lugares traseiros, também há uma iluminação ambiente interior com 64 tonalidades para escolha, ajuste elétrico para os bancos e uma mesa retrátil forrada em couro que é guardada no descansa braços central traseiro.
O modelo conta inclusive com um sensor infravermelho capaz de detectar a temperatura dos ocupantes e de diferentes partes do veículo, e a partir desse informação o sistema é capaz de ajustar o climatizador convenientemente de forma automática, para aumentar o conforto dos ocupantes.
A Lexus não forneceu muitos detalhes sobre a oferta de motores para o seu novo LM, além de assegurar que os clientes poderão optar por um bloco de 2.4 litros turbo alimentado e híbrido, assim como um 2.5 litros híbrido. Também sabemos que o catálogo de rodas oferecerá opções entre 17 e 19 polegadas, e que a suspensão é adaptativa e utiliza amortecedores do tipo FSD.