LIGIER JS2 R: O REGRESSO DE UMA LENDA

Já faz algum tempo que o fabricante francês Ligier prometeu apresentar um novo modelo esportivo, coincidindo exatamente com seus 50 anos de vida. Sua experiência como construtor de carros de corridas é conhecida de sobra, tanto em resistência como na própria Fórmula 1, mas a Ligier também se atreveu a lançar ao mercado seus próprios modelos no passado, algo que muitos aficionados ainda lembram.
Um deles foi o Ligier JS2, um esportivo de motor central apresentado no Salão de Paris de 1970 e cuja versão de corridas alcançou o pódio nas 24 horas de Le Mans de 1975, ficando em segundo lugar. Agora 48 anos depois, a Ligier apresentou no mesmo evento francês um novo modelo com o qual pretende uma ressurreição daquele esportivo e que finalmente podemos ver em imagens: o Ligier JS2 R.
Um carro que segundo o próprio fabricante francês está claramente focado na pista, e embora não mostre mais aquela decoração de corridas em uma carroceria neo-retro, serve como uma clara homenagem ao JS2. De acordo com Jacques Nicolet, CEO da Ligier, trata-se de “um veículo ressuscitado como um verdadeiro carro de corridas. Um carro para proporcionar as máximas sensações em pista, em corridas e em ‘track days’. Porque isso é o que importa”.
Por outro lado, isso significa que esse Ligier JS2 R não poderá ser conduzido em estradas públicas, o que demonstra até que ponto levaram a sério a criação de um carro de corridas, e isso apesar de que o modelo original tivesse nascido como um modelo de rua. Nesse caso, por enquanto não está prevista uma versão para fora das pistas.
Quanto ao desempenho e capacidade do carro, esconde debaixo do capô um motor V6 com 3.7 litros de origem Ford, entregando cerca de 330 cv de potência. Talvez não surpreenda muito, mas se levarmos em conta que o carro pesa pouco menos de uma tonelada, concretamente 980 quilos, a coisa muda. Não há dados sobre o rendimento, mas os tempos de volta em circuitos devem ser interessantes. Junto a tudo isso conta com freios assinados pela Brembo, amortecedores reguláveis, mudanças de marchas por aletas no volante e um tanque com 100 litros de capacidade.
Conforme a Ligier, o JS2 R tem ainda uma manutenção fácil e barata, o que permite o carro oferecer ‘intermináveis horas de prazer ao volante’ e contando com os elementos mais avançados em termos de segurança. Além disso, poderá ser homologado para a categoria FIA Free Formula Sports Cars (Grupo E) e contará com uma série própria, a Copa Ligier JS que começará na França no próximo ano. O novo modelo será colocado a prova na Europa no próximo mês de novembro, antes de que comecem as primeiras entregas em janeiro de 2019.