LINCOLN CONFIRMA QUE NÃO ELIMINARÁ OS DOIS ÚNICOS SEDANS DA SUA LINHA

Nos últimos dias não se falava de outra coisa, a Ford confirmava que até 2020 eliminará praticamente a totalidade de sua linha de turismos nos Estados Unidos, seu mercado natal. Apagando completamente do catálogo até cinco linhas de produto, todos os sedans e hatchbacks da marca, mantendo somente dois convencionais.
Dessa maneira, nos concessionários da marca nos Estados Unidos somente poderão ser encontrados o Ford Mustang e o novo Focus Active, a nova versão ‘crossoverizada’ do Focus que será fabricada na China. Serão os únicos modelos que acompanharão os crossovers, SUVs e pick-ups da marca. O caso do Canadá é ainda mais extremo, pois nem sequer comercializarão a nova versão aventureira do Focus e só contarão com o Mustang como opção dentro da categoria de ‘passenger cars’ (turismos), a categoria que engloba nesse mercado os turismos de tipologias convencionais como os sedans e hatchbacks.
A dúvida era o que aconteceria com a linha da Lincoln, composta também em sua maioria por modelos de estilo SUV e crossover, onde somente são encontrados dois sedans, e nenhum deles de muito sucesso. Na verdade, são vários os rumores que apontam que algum desses modelos poderia desaparecer em um futuro próximo. Mas, por enquanto, parece que eles vão se salvar, pois um porta-voz da divisão Premium da Ford confirmou que a Lincoln manterá seus sedans.
As palavras da Lincoln dão um pouco de tranquilidade aos concessionários das marcas do grupo, que não veem com bons olhos o desaparecimento em um só golpe de até cinco linhas de produtos e que agora se perguntam como atenderão aos clientes de menor poder aquisitivo ou aqueles que não desejem um veículo grande como um crossover. No entanto, a pergunta continua: até quando os sedans do catálogo da Lincoln estarão a salvo, pois não se encontram exatamente em seu melhor momento.
Nos concessionários da marca podem ser encontrados somente dois sedans, o MK Z e o Continental, ambos relativamente jovens em termos de design e engenharia, mas dois excelentes carros. No entanto, a concorrência é muito forte em termos de vendas, tanto em relação aos seus competidores diretos estrangeiros (as marcas Premium alemãs) como os próprios SUVs e crossovers com os quais compartilham a vitrine dos concessionários, já que o cliente encontra até quatro diferentes linhas de produto desse tipo junto aos MK Z e Continental.
Com a chegada dos Nautilus e Aviator de produção, além do Navigator, do MK C e do novo SUV que a marca está trabalhando, desaparecerão todos os modelos que utilizam o antigo sistema de nomenclatura MK da Lincoln, por isso que o sedan MK Z será o último modelo a utilizá-la, e por enquanto segue sem ser anunciado o substituto da segunda e atual geração do sedan, como tampouco foi vista nenhuma unidade de testes pelas ruas por enquanto. Sua suposta renovação deverá chegar entre 2020 e 2021.