LINHA FIAT ESTARÁ COMPOSTA SOMENTE DE CARROS ELÉTRICOS EM 2030
A indústria automobilística está vivendo um importante processo de transição. A mobilidade sustentável está se impondo a um ritmo acelerado e o setor começa a assentar-se sobre três pilares cruciais: a eletrificação, a conectividade e a automatização. É por isso que a lista de marcas de carros que estabelecem uma data para completar sua transformação em uma ‘empresa 100% elétrica’ está aumentando rapidamente. A FIAT foi a última a ser incorporada.
A FIAT será uma marca elétrica. O dirigente máximo desta relevante empresa italiana confirmou que a transição progressiva de todos os seus modelos à tecnologia totalmente elétrica será uma realidade. E o que é ainda mais importante, colocou uma data limite para completar este ambicioso e ao mesmo tempo crucial processo de transformação. Uma nova era para a marca de Turin.
Olivier François, CEO da FIAT e Diretor de Marketing da Stellantis, foi o encarregado de realizar este anúncio. No âmbito da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021, François realizou alguns comentários muito interessantes que permitem jogar um pouco de luz sobre a estratégia que a FIAT seguirá. Um roteiro que determinará o futuro mais imediato da empresa.
O líder da FIAT assegura que será uma mudança radical para a marca. Uma transformação que terá início em 2025 e deverá ser completada em 2030: “Entre 2025 e 2030, nossa linha de produtos se converterá gradualmente em somente elétrica. E será uma mudança radical para a Fiat”. Cumprindo-se este roteiro, a FIAT só comercializará veículos elétricos em 2030. É uma data que em princípio pode soar distante, mas na indústria automobilística é um espaço de tempo realmente pequeno. Praticamente dando a volta na esquina.
Por outra parte, e igualmente relevante, François assegurou que é um dever oferecer ao mercado, tão logo seja possível, carros elétricos que não custem mais que os automóveis com motor a combustão interna. Neste aspecto, destaca o custo das baterias como um pilar chave: “É nosso dever oferecer ao mercado, tão logo possamos, carros elétricos que não custem mais que os veículos com motor a combustão interna, em consonância com a redução do custo das baterias. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos: este é o nosso projeto”.
A chegada da nova geração do FIAT 500, disponível de maneira exclusiva com mecânica elétrica, significou o tiro de largada para a transição para a mobilidade sustentável da FIAT na Europa. Um carro-chefe utilizado como ponta de lança para abrir caminho aos futuros elétricos que serão introduzidos pela empresa italiana. A nível europeu, o 500, um dos melhores carros elétricos do segmento A, lidera as vendas de sua categoria impondo-se a seus rivais mais diretos.