LOTUS REVELA O THEORY 1: O FUTURO DA PERFORMANCE INTELIGENTE
A Lotus revelou o Theory 1, seu primeiro carro conceito que incorpora o futuro dos veículos de performance inteligente.
Como parte disso, a Lotus está lançando o ‘The Lotus Theory’, o novo manifesto de design da empresa que formará a base para todos os futuros carros da Lotus, encapsulado através de três princípios fundamentais - Digital, Natural e Analógico (DNA):
- Digital, que representa a experiência imersiva, inteligente e intuitiva.
- Natural, que dá vida a um design emocional, conectado e centrado no ser humano.
- Analógico, que é o avanço contínuo da engenharia de performance da marca.
Ao combinar de forma harmoniosa esses princípios fundamentais de design com as últimas inovações em design da Lotus, além das tecnologias de ponta, a Lotus é capaz de simplificar e aprimorar como um carro deve ser sentido e como deve performar. O Theory 1 se ajusta perfeitamente ao redor do condutor e é capaz de se adaptar com base nas suas necessidades - proporcionando a experiência definitiva de condução.
Ben Payne, Vice-presidente de Design do Grupo Lotus, disse: "Com o Theory 1, construímos sobretudo o que a Lotus alcançou até agora em seus 76 anos de história, para expandir os limites do que significa dirigir um veículo de performance. Queremos demonstrar que não é preciso fazer concessões - com capacidades digitais e analógicas trabalhando em harmonia no carro do futuro. Ao fazer isso, somos capazes de trazer aos condutores a melhor experiência de condução imersiva possível, com emoção crua, funcionalidade e conectividade no centro”.
O Theory 1 reafirma o compromisso da empresa com a Visão80 - uma transformação em uma marca global de tecnologia de performance. As inovações anunciadas agora deverão ser implementadas em futuros carros da Lotus nos próximos anos.
O sistema de condução imersivo e intuitivo definitivo com o LOTUSWEAR
A Lotus desenvolveu seu próprio sistema de condução chamado LOTUSWEAR, que é um sistema imersivo que visa proporcionar uma experiência personalizada a cada ocupante do carro, projetado para evocar um senso de emoção crua e pura empolgação - e conectar ainda mais os ocupantes à estrada.
Isso conta com um material têxtil robótico suave e leve que se adapta, permitindo que o carro se comunique com o condutor e os passageiros, oferecendo uma experiência dentro do carro mais intuitiva e confortável. O sistema utiliza cápsulas infláveis nos bancos e no volante que reagem em tempo real para oferecer mais suporte, aderência e prompts sutis por meio de feedback tátil personalizado. Por exemplo:
- Pulsos nos lados esquerdo e direito do volante indicarão quando o motorista deve fazer uma curva.
- Existem cinco modos de condução: Range, Tour, Sport, Individual e Track, proporcionando conforto e aprimorando a experiência do motorista e a capacidade dinâmica, além de se adaptar constantemente ao ambiente ao redor do condutor. O objetivo é otimizar a eficiência, o desempenho e o conforto em qualquer ambiente.
Esse componente foi criado em colaboração com a MotorSkins, uma startup especializada em robótica vestível baseada em têxteis para uso diário. O Theory 1 demonstra a primeira vez que isso está sendo utilizado na indústria automotiva.
Além disso, o LOTUSWEAR apresenta apoios de cabeça com estrutura em grade impressa em 3D, feitos em parceria com a Carbon, uma empresa global de tecnologia de impressão 3D, para oferecer máximo conforto a todos os ocupantes do carro, enquanto reduz o peso, melhora a eficiência do material e otimiza a aerodinâmica.
Para garantir que todos os ocupantes possam desfrutar de uma experiência de áudio verdadeiramente imersiva e única, parte do apoio de cabeça é um sistema de áudio, projetado em colaboração com a KEF. Ele oferece paisagens sonoras personalizadas para cada ocupante, que são ainda aprimoradas pelo alto-falante subwoofer localizado atrás do banco do condutor. Os ocupantes do carro podem:
- Aumentar os sons de ‘velocidade’ para proporcionar uma sensação de emoção, excitação e diversão.
- Beneficiar-se de recursos de cancelamento de ruído para melhorar a concentração e aprimorar a experiência de audição.
- Elevar o entretenimento, proporcionando um som impecável e imersivo para melhorar ainda mais a experiência de áudio.
O sistema utiliza tecnologia de áudio que permite a separação de canais do som que chega a cada ouvido - proporcionando uma experiência de áudio completa que faz parecer que o ocupante está sentado no meio de um estúdio de gravação.
Parte do sistema de condução proprietário é a Linha de Tecnologia LOTUSWEAR - uma faixa de tecnologia funcional que percorre o interior e o exterior do carro, atuando como um dispositivo de comunicação. Ela inclui:
- Tecnologia OLED integrada para exibir múltiplas funções do status do veículo para o motorista e ocupantes, bem como para outros usuários da estrada e pedestres, por exemplo, detectando a presença de um objeto ou pessoa próxima ao veículo.
- O conjunto de sensores de condução autônoma de 360 graus da Lotus. A capacidade de hardware L4 totalmente embutida consiste em quatro LiDARs desdobráveis, seis câmeras HD e uma combinação de radares milimétricos de longo e curto alcance, além de radares ultrassônicos, oferecendo cobertura de percepção de 360° (5x). Isso garante a confiança do condutor ao escanear obstáculos em um raio de até 200 m ao redor do carro, em todas as direções, mesmo em baixa luminosidade ou em condições climáticas adversas.
A linha de tecnologia LOTUSWEAR é construída na plataforma de computação NVIDIA DRIVE de alto desempenho - permitindo processamento redundante e diversificado de sensores em tempo real a trilhões de operações por segundo para maior segurança e aprimorando as capacidades do veículo por meio de digitalização avançada e parâmetros adaptativos para dinâmica de condução ideal.
A Linha de Tecnologia LOTUSWEAR é uma homenagem à faixa ‘puramente funcional’ que une o Lotus Esprit. É também uma evolução da linha de tecnologia que Eletre e Emeya possuem em suas arquiteturas internas. Agrupando a tecnologia em uma única linha por todo o veículo, a Lotus busca manter o design o mais minimalista e harmonioso possível - uma expressão progressiva de seu DNA tecnológico.
Um novo padrão para a experiência do usuário
O Theory 1 integra perfeitamente projeções, telas e feedback táctil, com o novo manifesto de design da Lotus, para criar uma experiência de usuário sem fronteiras e fornecer ao condutor informações de forma rápida e fácil por meio de:
- Componentes interativos analógicos e notificações através do material têxtil robótico inflável adaptativo da MotorSkins.
- Um sistema digital que utiliza luz ambiental inteligente, componentes de LED e laser, e reflexos no para-brisa para comunicar informações ao condutor, como detecção de obstáculos, frenagem, curvas e mais.
- Duas luzes a laser nas asas do painel para indicar curvas à esquerda e à direita, funcionando em harmonia com os materiais de inflação tátil nos bancos.
- LEDs RGB adicionais nos módulos de suspensão, visíveis do interior, que emitem sinais verdes ou vermelhos, dependendo da necessidade de frenagem ou aceleração.
- Gráficos 2D claros e funcionais para exibir os dados principais no volante, ERMDs (Display de Múltiplas Resoluções) e no head-up display. Isso foi projetado com simplicidade no centro, usando a menor quantidade possível de fontes e elementos gráficos.
- Gráficos 3D imersivos, onde uma grade de pontos evolui para linhas que mudam de comprimento, cor e direção de acordo com a velocidade do veículo, frenagem, curvas e modos de condução - uma homenagem ao movimento Arte Programmata dos anos 60.
Esses recursos-chave permitem que o condutor maximize o uso da visão periférica, o que significa que ele não precisa desviar os olhos da estrada. Com isso, a Lotus projetou uma experiência fluida e intuitiva para os motoristas, para que eles possam se concentrar mais na condução, minimizando distrações e aumentando ainda mais a segurança.
Uma abordagem de design holística, com materialidade mínima e verdadeira inovação
Com os carros atuais feitos de uma média de 100 materiais na superfície A, como uma ação concreta em direção a um futuro mais sustentável e uma economia circular, a Lotus começou do zero para construir um carro com o menor número possível de materiais.
Como resultado, foi criado o ‘Desafio dos 10’, sendo a intenção e ambição da Lotus impulsionar a indústria automotiva, demonstrando a estrela guia da empresa para a inovação futura em materiais.
O Theory 1 foi projetado com apenas dez materiais principais de superfície A, com propriedades de desempenho, durabilidade, leveza, reciclados e recicláveis. Isso inclui o uso de fibra de vidro à base de celulose, fibra de carbono reciclada picada, titânio, vidro reciclado, poliéster reciclado, borracha reciclada, poliuretano elastomérico, policarbonato transparente, poliuretano termoplástico e alumínio reciclado.
O ‘Desafio dos 10’ demonstra o compromisso da Lotus com o puro minimalismo, que é uma referência à simplicidade de construção e aos princípios de leveza dos veículos históricos da empresa.
Essa filosofia também é demonstrada no sistema de condução LOTUSWEAR, com os tecidos robóticos macios em colaboração com a MotorSkins, assim como os apoios de cabeça com estrutura em grade impressa em 3D, em parceria com a Carbon.
Além disso, a Lotus se uniu ao fabricante global de eletrônicos Kyocera SLD Laser, Inc., uma empresa do grupo Kyocera, para oferecer luzes a laser de ponta tanto no interior quanto no exterior, com o objetivo de fornecer um sistema de iluminação seguro, poderoso e avançado, enquanto reduz drasticamente o tamanho e o peso dos componentes. Isso inclui funções de DRL a laser ‘Próxima Geração’, com menos de um milímetro de diâmetro, e funções de faróis principais e de cruzamento, que são entregues por meio de lentes de 7x35 mm.
Com esses princípios como base do DNA de design da Lotus, a intenção da empresa é melhorar o desempenho de seus carros em linha com os princípios de corrida, pelos quais a Lotus era conhecida. Seu objetivo também é tornar os carros de desempenho mais acessíveis, simplificando o design e a tecnologia, tornando o uso o mais fácil possível para qualquer pessoa.
Aprimorando o desempenho dinâmico, manuseio e velocidade
O Theory 1 amplia a expertise da Lotus em engenharia para oferecer aos condutores um carro elétrico que tem um desempenho excepcional e desbloqueia a confiança do condutor, tornando a experiência o mais divertida e envolvente possível.
Isso inclui técnicas avançadas de aerodinâmica ativa e passiva, incluindo resfriamento, spoiler traseiro ativo e parte inferior traseira passiva. Tudo isso, juntamente com o baixo centro de gravidade, melhora a estabilidade e aumenta a leveza do veículo.
O Theory 1 integra perfeitamente sistemas de aerodinâmica e resfriamento avançados, projetados para funcionar em harmonia e aumentar a eficiência. Isso inclui:
- O cone do nariz do veículo possui difusores e defletores de ar que reduzem o arrasto, com uma cortina de ar que minimiza o rastro do carro. Isso foi inspirado na herança de corridas da Lotus.
- Um assoalho contornado que direciona o ar através de dutos NACA de baixo arrasto para o sistema de resfriamento e saídas que criam um perfil de ar soprado, reduzindo a separação e permitindo uma força mais poderosa.
- Pods laterais no veículo que foram meticulosamente projetados para isolar o rastro turbulento do fluxo de ar anexado, guiando-o em direção à traseira.
Além disso, inspirado pelo revolucionário carro de Fórmula 1 Lotus 49, o Theory 1 foi projetado para usar seu motor e montagem de bateria como um membro tensionado, absorvendo as forças diretamente da suspensão - reduzindo a complexidade e o peso, sem necessidade de uma subestrutura.
O spoiler traseiro também foi incluído diretamente na montagem do motor e da suspensão para garantir que a força de downforce atue diretamente nos suportes da suspensão, até os pneus - reduzindo perdas e elevação frontal. O sistema de suspensão traseira também apresenta um design de barra de tração, que proporciona um pacote mais compacto e um centro de gravidade mais baixo.
A arquitetura dinâmica avançada definitiva, proporcionando uma experiência de ponta e sem costura
A Lotus desenvolveu um sistema próprio de portas de carro esportivo que permite a todos os ocupantes um fácil acesso ‘step-in’ ao veículo, com seu design de abertura reversa e envolvente. Com isso, a Lotus conseguiu alcançar a menor área ocupada possível com as portas abertas, permitindo o uso prático das portas mesmo em espaços estreitos. Por exemplo, se um carro estiver estacionado em um estacionamento apertado com um espaço de 2.4 metros, o condutor ainda poderá entrar e sair do veículo com facilidade. Isso anteriormente representava um desafio em carros esportivos de alto desempenho semelhantes.
Além disso, o Theory 1 é um carro esportivo de três lugares, com uma posição de direção central, com um passageiro de cada lado, acomodados atrás do condutor. Inspirado nos esportes motorizados, o banco do condutor no centro do carro proporciona a melhor visibilidade possível da estrada à frente, além de fácil acesso a todos os controles.
A estrutura interna do veículo também foi moldada em torno do corpo humano, com os bancos integrados à estrutura. A Lotus projetou o carro para responder ao corpo do ocupante. Por exemplo, o volante e os pedais se movem em direção ao condutor.
O carro também possui direção ‘steer-by-wire’, que permite precisão e controle em cada curva, além da capacidade de ajustar as relações de direção, velocidade e sensação. Isso foi projetado para proporcionar precisão e a experiência de condução mais suave, aumentando ainda mais a confiança do condutor e conectando-o à estrada.
A experiência de condução máxima, impulsionada pelo DNA da Lotus
O Theory 1 conta com pneus Pirelli P ZERO ELECT para fornecer aos condutores ultra-alta performance. Esses pneus foram projetados para usar menos energia, graças à baixa resistência ao rolamento, o que possibilita um ganho de até 10% na autonomia da bateria. Eles são especificamente projetados com aderência aprimorada para gerenciar o alto torque dos veículos elétricos. A Lotus foi a primeira empresa a usar os pneus P ZERO ELECT, que estão presentes hoje no hiper-SUV elétrico da empresa, Eletre, e no hyper-GT, Emeya.
O Theory 1 apresenta pneus personalizados da Pirelli pertencentes à família P Zero, que é a linha de Ultra Alta Performance (UHP) da Pirelli. Esses pneus foram desenvolvidos especificamente para melhorar o desempenho do veículo, com atenção especial para limitar o impacto ambiental, e incluem a tecnologia Elect - o conjunto mais avançado de tecnologias da Pirelli desenvolvido para enfatizar as características dos carros elétricos.
Os pneus Pirelli Elect têm uma estrutura e materiais que suportam o peso e o alto torque típicos de veículos com propulsões elétricas, proporcionando maior durabilidade, menos desgaste dos pneus e otimizando a autonomia da bateria. Esses pneus estão presentes hoje nos veículos elétricos da empresa, incluindo o hiper-SUV Eletre; o hyper-GT Emeya; e o hypercar Evija.
O carro também conta com os mais recentes sistemas de freios de alta performance da AP Racing, com quem a Lotus tem um relacionamento de longa data. Isso remonta ao Lotus 49 de 1967, e a AP Racing hoje fornece os sistemas de freio na linha de produtos atual da Lotus, incluindo Evija, Eletre e Emeya. O Theory 1 apresenta um sistema de freios carbocerâmico superleve e de alta performance, com corpo forjado em alumínio quase líquido e design assimétrico - reduzindo material onde não é necessário.