LUCID AIR TRITURA O RECORDE DE VOLTA RÁPIDA DO JAGUAR I-PACE EM LAGUNA SECA

O novo Jaguar I-Pace havia conseguido estabelecer o recorde oficial de volta mais rápida no circuito de Laguna Seca para veículos elétricos de baterias. Mas esse recorde permaneceu com a Jaguar por poucos dias, pois na mesma época que a marca britânica realizava seus testes com o novo crossover elétrico, o pessoal do projeto Lucid também chegava ao mesmo traçado com um de seus protótipos.
O Lucid Air ainda não começou a ser fabricado, mas a empresa assegura que o veículo utilizado nesses testes conta com a mesma configuração e especificações da futura versão de produção, embora o fato seja que dispõe de inúmeras diferenças, como por exemplo no interior, onde desaparece seu luxuoso habitáculo para poder instalar um santantonio de 6 pontos, sistema anti-incêndios e um sistema de freios modificado com novas pinças específicas para suportar altas temperaturas e como seria de esperar, novo líquido de freios de acordo com o novo rendimento.
De modo que dificilmente é possível dizer que o modelo utilizado conta com uma configuração próxima à de série, como a que foi utilizada pelo Jaguar I-Pace em sua volta rápida. Os pneus usados eram Pirelli P Zero PZ4 de rua, por isso entendemos que existe a possibilidade de que a versão de produção chegará a montá-los. Com esses pneus o Lucid Air sedan foi capaz de parar o cronometro em impressionantes 01:41.67, o que significa quase 7 segundos a menos que o crossover da Jaguar.
O pessoal do projeto Lucid também testou o carro com pneus bem mais radicais, como os Pirelli P Zero Trofeo R específicos para pista, com os quais conseguiram reduzir seu próprio tempo até 01:39.30.
Não vamos entrar no mérito se o Lucid Air merece ou não ser o portador do recorde de volta para um elétrico em Laguna Seca, mas é evidente que se a esse título for acrescentado o ‘de produção’, ele não merece mais, como tampouco o Tesla Model S P100D, que com um equipamento de freios melhorado conseguiu marcar um também respeitável tempo de 01:47.62. Nesse caso, o único modelo elétrico de produção alimentado por baterias mais rápido em Laguna Seca é o Jaguar I-Pace, que ainda utilizou uma versão bem carregada de equipamento e sem modificações, o acabamento especial de lançamento HSE First Edition.
Lembrando que a Lucid atualmente conta com novas instalações na Califórnia e recebeu uma importante injeção de capital, cerca de 1 bilhão de dólares procedentes do Fundo Soberano da Arábia Saudita.