LUCID LANÇA UM MÓDULO ELÉTRICO COMPACTO DE 476 CV PARA COMPETIÇÃO

A grande maioria dos fabricantes de automóveis, sejam grandes ou pequenos, têm algum tipo de relação, direta ou indireta, com o mundo da competição. O fabricante americano de carros elétricos Lucid Motors, acaba de mostrar sua nova aposta para as corridas.
Como podemos ver, trata-se de um módulo elétrico ou ‘electric drive unit’ (EDU), desenvolvido especificamente pela Lucid Motors para a competição, que se destaca especialmente por sua capacidade e leveza. Além disso, não é um protótipo, já que está sendo atualizado atualmente.
De acordo com a Lucid, este EDU está em uso na “competição de monolugares elétricos líder do mundo”, e embora não a cite diretamente, entendemos que se trata da Fórmula E, já que os novos carros de corridas de 2023 incorporam precisamente um módulo elétrico no eixo dianteiro, junto a um segundo motor elétrico traseiro.
Essencialmente, trata-se de um módulo que combina os principais componentes elétricos de um monolugar de corridas, ou seja, o motor elétrico, o inversor, a transmissão e o diferencial. Tudo, em um conjunto muito compacto que pesa apenas 32 quilos.
O fabricante garante que a velocidade máxima que pode girar o rotor do seu motor é de 19.500 rpm. Além disso, o módulo compartilha a bobina e o sistema de refrigeração com o sedan Lucid Air Luxury de rua.
O motor elétrico em questão oferece uma potência máxima de até 476 cv, embora não tenha sido detalhada uma cifra de torque. “Com uma incrível relação peso/potência de 14.7 cv/kg e uma imensa recuperação de energia, esta unidade transformará o mundo da competição elétrica, seguindo os passos de nossa inovadora bateria de temporadas anteriores”, afirmou Peter Rawlinson, CEO e CTO do Lucid Group.
Por enquanto não foram anunciados muito mais detalhes, além da marca assegurar que se trata de um produto registrado e que é fabricado totalmente ‘in house’, nas próprias instalações da empresa na Califórnia, Estados Unidos.
Cabe lembrar que a temporada 2023 do Campeonato do Mundo de Fórmula E começou no último dia 14 de janeiro na Cidade do México. A terceira geração dos monolugares de Fórmula E promete ser mais eficiente e rápida que antes, com uma velocidade máxima limitada a 320 km/h.