MAGGIORE GRANTURISMO: O LEGADO DO ENGENHEIRO NICOLA MATERAZZI
Infelizmente, no último dia 23 de agosto faleceu Nicola Materazzi, um dos engenheiros automobilísticos mais importantes da história da Itália. Seu gênio foi responsável por modelos como o Ferrari F40 e das modificações realizadas na versão de produção do Bugatti EB-110, que definiram toda uma época.
Nos últimos meses de sua vida, o engenheiro colaborou com a Automobili Maggiore, uma empresa com sede em Forte dei Marmi e especializada em restomods. Junto com o engenheiro Gianluca Maggiore, Materazzi seguiu de perto o nascimento do GranTurismO.
Apresentado há poucos dias no Concurso de Elegância de Hampton Court Palace, no Reino Unido, é uma homenagem ao F288 GTO, outra obra prima de Materazzi, que passou à posteridade.
Seguindo a filosofia do primeiro restomod, chamado Progetto M e baseado no Ferrari F308 GTS Quattrovalvole, o GranTurismO tampouco desvirtua as linhas do modelo original. Fabricada integralmente em fibra de carbono, a carroceria foi ‘atualizada’ para dar-lhe um aspecto ainda mais musculoso, com bitolas mais largas e um splitter maior.
As entradas de ar foram alargadas para permitir que um motor mais potente ‘respire’ adequadamente, enquanto que os típicos faróis emergentes foram melhorados com uma tira de LED. As rodas de liga leve de 18 polegadas mantêm o estilo de estrela e foram adicionadas entradas de ar e brânquias nas laterais.
Lamentavelmente não temos fotos do interior, mas Maggiore destaca que há muitas possibilidades de personalizar o habitáculo do novo veículo, em termos de materiais, cores e acessórios.
O chassi basicamente é o mesmo que o da família F208/F308/F328, mas foi completamente restaurado e reforçado para suportar mais potência. Um sub-chassi está unido à estrutura para alojar o motor em posição longitudinal e a nova transmissão manual de 6 velocidades.
Do V8 original da Ferrari, só foi conservado o cárter. De resto, Maggiore atualizou todo o motor com novos sistemas de admissão, coletores e lubrificação. Além disso, o propulsor poderá contar com soluções técnicas desenvolvidas pela Italtecnica, como dois turbo compressores sequenciais e um duplo sistema de combustível.
Ao final, o motor de 8 cilindros ocupa um espaço 30% menor que o original, com especificações similares às de um da categoria GT3 e uma potência que se aproxima dos 600 cv.
Além do trem motriz, Maggiore fala de uma nova geometria da suspensão (feita de Ergal, uma liga de alumínio derivada da indústria aeroespacial) e de um sistema de freios de competição fornecido pela Brembo.
Para finalizar, sabemos que o GranTurismO será fabricado em um número limitado de unidades, ainda por determinar. Além disso, tanto o preço como a disponibilidade ainda não foram anunciados por parte do fabricante, de modo que ainda temos que aguardar para esclarecer todas as incógnitas deste belo restomod.