MANHART MHX6 700 GOLD EDITION: UM BMW X6 COM MUITA FIBRA DE CARBONO, OURO DE VERDADE E 730 CV

A linha de veículos de alto desempenho da BMW encontra dois de seus expoentes máximos nos recém-renovados X5 M e X6 M. São mais luxuosos, atraentes, tecnológicos e, é claro, potentes que os SUVs de terceira geração nos quais se baseiam. Ambos os modelos contam com uma versão Competition ainda mais potente na qual está baseada este Manhart MHX6 700 Gold Edition.
Embora se trate do modelo prévio ao restyling, a nível estético o BMW X6 M Competition apresenta um aspecto extrovertido que exala autoridade em qualquer ambiente. Amplas entradas de ar, brânquias M, rodas de 21 e 22 polegadas, retrovisores aerodinamicamente otimizados, aerofólio traseiro, defletor traseiro com elementos difusores e dois pares de tubos de escape.
No caso da versão Competition, o motor V8 com tecnologia M TwinPower Turbo desenvolve 625 cv a 6.000 rpm e 750 Nm de torque entre 1.800 e 5.800 rpm. Com estas cifras, o BMW X6 M Competition é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 250 km/h (305 km/h com o M Driver’s Package).
No entanto, sempre existem aqueles que não se contentam com cifras que por si só já são irracionais. São muitos os preparadores que se atreveram a mexer no X6 M Competition, mas entre os que mais potência dão ao SUV encontra-se nada menos que a Manhart, um dos maiores especialistas em modelos da marca bávara.
Os mais de 24 elementos de fibra de carbono que fazem parte do pacote tornam este X6 M inconfundível graças aos flocos de ouro luminosos introduzidos. Eles podem ser encontrados na grade, nas entradas do capô, no divisor dianteiro, nas carcaças dos espelhos, nos acessórios dos para-lamas, na soleira lateral, nas extensões, no duplo spoiler traseiro, nas entradas de ar e no difusor.
O amplo kit de carroceria se combina com uma envoltura preta e os exclusivos adesivos dourados da Manhart no capô, no perfil, no teto e na tampa traseira. Sua altura diminuiu em 30 mm graças aos novos amortecedores assinados pela H&R, que se combinam com um jogo de rodas de liga leve Manhart Concave One.
Estas exibem um acabamento preto acetinado com detalhes dourados e um tamanho de 23 polegadas. No interior não há alterações, já que o afortunado proprietário desta exclusiva unidade única estava de acordo com a especificação de série. Segundo o especialista de Wuppertal, o proprietário queria “apenas” algo “muito especial e extravagante para expressar a máxima individualidade” e atrair a maior atenção possível.
Debaixo do capô encontra-se o conhecido motor V8 4.4 litros com duplo turbo compressor. Na versão Competition, a potência é de 625 cv e 750 Nm de par motor. Em combinação com uma transmissão automática M de 8 velocidades, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos.
Como seu próprio nome indica, a Manhart elevou a potência em 100 cv até nada depreciáveis 730 cv e 900 Nm graças a uma unidade de controle auxiliar MHtronic, mas se pode obter o mesmo resultado com uma atualização na ECU. Também foi instalado um sistema de escape de aço inoxidável.
Este conta com quatro tubos de 100 mm de diâmetro com revestimento de cerâmica ou revestimento de carbono. O escape tem a função de borboleta, mas quem estiver interessado em um som rompedor pode optar pelos downpipes Race sem catalisadores e com OPF/GPF-Deleter (apenas para exportação).