MANHART RQ 900: UM AUDI RS Q8 COM MAIS DE 900 CV QUE SUPERA OS 300 KM/H

O Audi RS Q8 é um modelo com DNA do Lamborghini Urus, tecnologia mild-hybrid e que detém um recorde no emblemático circuito alemão de Nürburgring, que o credita como o SUV mais rápido do mercado e fabricado em série, com um tempo de 7:42.253.
Sem dúvida o motor tem um papel essencial nesse registro, já que falamos de um bloco a gasolina V8 biturbo de 4.0 litros que oferece 600 cv e um torque de 800 Nm, acoplado a uma transmissão S-Tronic de dupla embreagem com 7 velocidades e a um sistema de tração total quattro.
Agora, cifras espetaculares são as que apresenta esta preparação da Manhart, denominada RQ 900. O preparador alemão conseguiu incrementar a potência acima dos 900 cv, na verdade 918, e atingir um torque máximo de 1.180 Nm.
Para conseguir estes números não só recorreu a uma otimização da ECU, mas também produziu alterações no intercooler, na entrada de admissão (agora de carbono) e incluiu um kit turbo desenvolvido pela própria Manhart. Mas estas modificações não estão homologadas pela TÜV e, portanto, não podem ser utilizadas em estrada.
Também foram realizadas modificações no catalizador que está conectado a um sistema de escape de aço inoxidável que finaliza com quatro saídas de 100 milímetros cada uma que podem ser acabadas com um recobrimento cerâmico ou de carbono.
A Manhart não deu números específicos sobre o desempenho do RQ 900, mas lembramos que de série o Audi RS Q8 alcança os 305 km/h (com o pack dynamic opcional), acelera de 0 a 100 em 3.8 segundos e até os 200 em 13.7.
Estas alterações no motor se completam com outras modificações. Inclui um kit de suspensão que rebaixa a altura da carroceria entre 30 e 40 milímetros graças às mudanças efetuadas na suspensão pneumática que equipa o RS Q8 de série. Também sob pedido se pode optar por um sistema de freios diferente, embora a própria Audi ofereça materiais carbono cerâmicos.
Para o exterior o RQ 900 inclui um kit de carroceria com modificações nos para-choques dianteiro e traseiro, além dos arcos de roda. Tudo fabricado em fibra de carbono e com uma linha mais esportiva que é arrematada com um difusor traseiro colocado na parte alta da tampa do porta-malas.
As rodas também são específicas, agora de 24 polegadas, que permitem calçar pneus mais largos, na verdade de 295/30 no eixo dianteiro e 355/25 no traseiro.
Para o interior a Manhart oferece um novo estofamento de couro que se combina com costuras decorativas e tapetes específicos com o logotipo do preparador bordado.