MASERATI 500 GT: O COUPE DOS ARISTOCRATAS COMPLETA 60 ANOS

Trata-se de um dos Maserati mais exclusivos de sua história, uma vez que foram fabricados somente 34 unidades de um veículo que começou a ser produzido por encomenda do Xá da Pérsia, que depois de testar no final de 1958 um 3500 GT, mostrou seu interesse pelo carro. No entanto, depois de conduzi-lo, o Xá solicitou um aumento de potência e o engenheiro Giulio Alfieri, então diretor técnico da Maserati, entendeu que para cumprir com as exigências deste cliente tão singular teria que ser realizado um projeto completamente novo. Nascia assim um dos modelos mais míticos da marca do tridente.
Esta encomenda tão especial foi denominada AM103 e nasceu como um modelo completamente novo que no final adotou a denominação 5000 GT.
O veículo, cujo primeiro desenho foi realizado pela Carrozzeria Touring, foi apresentado no Salão de Turin de 1959 com a denominação ‘Scià di Persia’. Desta versão especial só foram produzidos três exemplares. No ano seguinte, em 1960, o 5000 GT esteve exposto no Salão de Genebra com algumas mudanças no motor.
Uma das chaves deste modelo era contar com diferentes versões fabricadas pelos mais famosos encarroçadores italianos da época como Pininfarina, Bertone e Michelotti, dando alguns exemplos, que realizaram unidades para clientes muito importantes como o Príncipe Karim Aga Khan, o empresário Gianni Agnelli, o industrial Ferdinando Innocenti, o ator Stewart Granger e o presidente do México, Adolfo López Mateos.
Estes dados confirmam que o Maserati 5000 GT foi um veículo para clientes VIP, no nível mais alto em termos de exclusividade e desempenho. Devido à sua extrema particularidade e elevado custo, o número total de veículos produzidos esteve limitado a somente 34 exemplares.