MASERATI DIZ ADEUS AO MOTOR V8 COM OS GHIBLI E LEVANTE
A Maserati vem fabricando carros com motor V8 desde 1959, quando lançou o 5000GT, mas essa trajetória está a prestes a terminar. O acordo de longo prazo com o fornecedor de mecânicas, a Ferrari, expirará este ano, de modo que o motor biturbo de 3.8 litros e 8 cilindros se aproxima do final de sua vida útil.
Na quinta edição do Motor Valley Fest, que foi celebrado na semana passada em Modena, a marca do tridente prestou uma homenagem ao motor de 580 cv antes de revelar os últimos carros que o utilizarão, fato que acontecerá em julho.
O Ghibli 334 Ultima e o Levante V8 Ultima, que serão apresentados no Festival da Velocidade de Goodwood de 2023, serão os últimos modelos a incorporar essa mecânica de grande cilindrada. Baseados nas versões Trofeo, os veículos servirão de epílogo aos mais de 100.000 Maserati que foram montados com motor V8 nos últimos 64 anos.
A marca italiana explicou que o Levante, o Ghibli e o Quattroporte em sua especificação Trofeo deixarão de ser fabricados no final de 2023, mas seguirão à venda em 2024. A Maserati já tem um substituto indireto no Nettuno, o motor 3.0 V6 biturbo desenvolvido integralmente na casa e fabricado em Modena.
Lembrando que este novo propulsor se encontra no superesportivo MC20/MC20 Cielo em posição central, assim como nos novos Grecale e GranTurismo. Também chegará no próximo GranCabrio.
Nesse momento, o Maserati com motor a combustão interna mais potente é o MC20 GT2, exclusivo para circuito, com uma potência que supera os 630 cv e os 730 Nm de torque máximo do modelo de rua.
Como podemos ver, essa mecânica V6, apesar de ter perdido dois cilindros pelo caminho em relação à fornecida pela Ferrari, gera mais potência, de modo que nada deve ao ‘coração’ procedente de Maranello.
Mas o futuro é inevitavelmente elétrico e a Maserati está se preparando arduamente, pois já afirmou que todos os seus modelos serão oferecidos como EV em 2025 e que toda a linha não gerará nenhum tipo de emissões até o final da década.