MASERATI GRANTURISMO E GRANCABRIO DEIXARÃO DE SER PRODUZIDOS ESTE ANO

A marca do tridente confirmou aquilo que todos já esperavam há um bom tempo, os atuais Maserati GranTurismo e Maserati GranCabrio deixarão de ser fabricados para dar lugar a uma linha totalmente nova de modelos, baseados no Maserati Alfieri Concept.
Por mais de 10 anos a linha GranTurismo da Maserati coroou o catálogo da marca italiana. E embora seja uma linha de produtos que não goza do sucesso de antigamente, até agora defendeu-se muito bem, apesar de fazer parte de um segmento que ficou praticamente deserto nos últimos anos, os Gran Turismo tradicionais.
Desse exclusivo segmento já desapareceram há tempo modelos míticos como o Jaguar XK, e os poucos modelos tradicionais que ainda sobrevivem se encontram em perigo de extinção, como é o caso do Mercedes-Benz SL e o próprio Maserati GranTurismo.
O Maserati GranTurismo chegou ao mercado em 2007 substituindo o bem-sucedido Maserati Coupe, a última evolução do Maserati 3200 GT. Poucos anos depois, em 2010, chegou a versão conversível desse modelo, o Maserati GranCabrio, e desde então ambos sofreram diversas atualizações e contaram com inúmeras edições especiais.
Sua última atualização aconteceu em meados de 2017 e incluiu um leve facelift estético que afetou ambas as versões de carroceria. A nível mecânico, a única opção disponível para toda a linha é um motor V8 de 4.7 litros aspirado que está associado exclusivamente a uma transmissão automática de 6 velocidades. Esse bloco foi projetado e construído pela Ferrari e entrega 460 cv e 520 Nm de torque máximo. Essa configuração não sobrealimentada é cada vez mais rara hoje em dia, o que é um fiel reflexo da idade dessa linha da Maserati, que por outro lado continua sendo das mais atrativas, já que nesse segmento tem um grande peso tudo aquilo que tenha um certo sabor tradicional.
Os Maserati GranTurismo e GranCabrio deixarão de ser produzidos ainda este ano, de modo que podemos esperar que 2019 seja o último ‘model-year’ dessa linha, portanto, mais que provavelmente assistiremos a chegada de uma ou várias edições especiais limitadas de despedida.