MASERATI GRANTURISMO FOLGORE: APRESENTADO O PRIMEIRO ESPORTIVO ELÉTRICO DA MARCA DO TRIDENTE

A Maserati segue com sua estratégia de lançamentos paralelos, com novos modelos à combustão e 100% elétricos. Nesta ocasião, aos novos Maserati GranTurismo Modena e Trofeo soma-se uma terceira opção realmente inédita, a do Maserati GranTurismo Folgore. Um esportivo que não deve nada às versões à combustão tradicional, mas pelo contrário, pois seu desempenho é realmente abismal e significa um importante rival a ser batido.
O novo GranTurismo Folgore quase não apresenta diferenças se comparado com o modelo à combustão, de modo que é preciso olhar durante alguns minutos para poder detectar os detalhes que realmente o fazem distinguir-se. A grade do Tridente é, na realidade, um painel fechado, e lhe acompanham discretas entradas de ar verticais nos extremos do para-choque. Calçado com imponentes rodas de liga leve otimizadas aerodinamicamente, apresenta detalhes azulados específicos nas três brânquias dos para-lamas dianteiros e no nome da marca instalado na parte posterior e aplicações decorativas em preto brilhante.
Claro, é perfeitamente perceptível a ausência de escapes traseiros, um para-choque liso que apresenta uma inserção na área traseira como extensão das partes inferiores completamente carenadas, o que permite não só oferecer uma baixa resistência aerodinâmica, como também oferecer uma proteção extra à bateria. O interior do novo GranTurismo Folgore também não foi revelado, mas apresentará a mesma atmosfera luxuosa no interior, com um minimalista túnel de transmissão.
O GranTurismo elétrico compartilha a mesma plataforma com o modelo à combustão, mas com importantes modificações, pois conta com três motores elétricos, um dianteiro e dois traseiros com os quais se reduz a capacidade do porta-malas até minguados 270 litros. As três unidades desenvolvem a espetacular potência máxima de 761 cv, com uma impressionante capacidade de distribuir até 400 CV a cada roda traseira graças à vetorização do torque.
Os técnicos da Maserati aplicaram tecnologia própria da Fórmula E, tratando este sistema eletrônico como um diferencial controlado eletronicamente e ao qual se somam inversores com cabos de carboneto de silício, o que permite uma transmissão de energia mais rápida. O esportivo italiano também dispõe de uma potente bateria de íons de lítio que não se aloja entre os eixos, mas ocupando o espaço do túnel de transmissão. Com uma capacidade de 92.5 kWh - líquida e utilizável de 83 kWh -, é a localização perfeita para manter o mais baixo possível o centro de gravidade e oferecer um comportamento dinâmico e um desempenho de primeiro nível.
O novo GranTurismo Folgore conta com tecnologia de 800 Volts, admitindo uma capacidade de carga de até 270 kW, o que significa dispor de até 100 quilômetros de autonomia em apenas 5 minutos. O esportivo italiano conta com uma nova rede elétrica e eletrônica, capazes de transmitir informação em apenas dois milissegundos, e com uma proteção anti-ataques cibernéticos de nível 5. O novo Maserati GranTurismo Folgore chegará aos concessionários no segundo semestre de 2023.