MASERATI GRANTURISMO FUORISERIE OUROBOROS: UNINDO O PASSADO E O PRESENTE

A Milan Design Week contou com a presença de muitas empresas automobilísticas que mostraram algumas propostas bem interessantes, como o Peugeot 9X8 com a decoração de J. Demsky que será exibida pelos dois carros que participarão nas 24 horas de Le Mans e que mostramos aqui. Um evento onde quem também teve uma presença destacada foi a Maserati, que apresentou vários one-offs muito especiais do seu novo Maserati GranTurismo, entre eles o mais espetacular, este Maserati GranTurismo Fuoriserie Ouroboros que curiosamente é uma criação totalmente virtual.
Criado em colaboração com a empresa japonesa Fragment e com a assinatura do artista e designer, Hiroshi Fujiwara, este Ouroboros representa a união do passado e o presente da família Maserati. Na verdade, o seu nome, ‘Ouroboros’, símbolo que “expressa a unidade de todas as coisas que nunca desaparecem, mas que mudam perpetuamente de formato em um ciclo eterno de destruição e recriação” já é toda uma declaração de intenções.
Assim, este modelo mostra um design com certas reminiscências clássicas procedentes de diferentes épocas e modelos da história da marca do tridente, por exemplo, o A6GCS Berlinetta Pininfarina, do qual herda a bela frente, o 3500 GT que sugere as saídas de ar laterais, o Maserati Tipo 151 que inspira os chamativos faróis redondos e o Bora dos anos 70, com as espetaculares rodas semi-carenadas. A traseira, por sua parte, reinterpreta o estilo do Shamal dos anos 80 e 90, especialmente com suas lanternas.
“O GranTurismo Ouroboros foi concebido como um vínculo visual e cultural entre as diferentes épocas do design da Maserati e a geração atual do GranTurismo” explica o pai da criatura, Hiroshi Fujiwara. “Trabalhamos com a equipe da Maserati para conectar o pináculo da tecnologia e a performance que eles têm hoje, com os ícones de estilo que geraram e alimentaram o mito ao longo das décadas”.
Lamentavelmente parece que a Maserati não materializará este one-off tão especial no mundo real, embora tenha detalhado que sua base seria a do novo 100% elétrico Maserati GranTurismo Folgore, de modo que não lhe faltaria potência com seus 761 cv.