MASERATI MC20 CIELO: A VERSÃO CABRIO DO ESPORTIVO ITALIANO JÁ TEM NOME E DATA DE APRESENTAÇÃO

Quando a Maserati apresentou o seu tão esperado esportivo de motor central, o novo MC20, muitos sentiram falta de algo. Não estamos falando do design, nem tampouco da performance elevada, mas sim de uma carroceria conversível, que permitisse curtir a condução e o som do motor de 6 cilindros de uma forma mais pura, ou seja, a céu aberto. Felizmente, no final do ano passado a marca italiana mostrou as primeiras imagens do seu Maserati MC20 Cabrio (aqui), que agora podemos chamar de Maserati MC20 Cielo. Este será o nome oficial desta versão spyder do novo superesportivo de motor central da marca do tridente, que inclusive já tem data de apresentação.
O fabricante italiano já deu certas pistas com as diversas imagens promocionais do modelo e também com as primeiras imagens de seus primeiros protótipos, que exibiam uma camuflagem um tanto especial com um céu com nuvens. Afinal, trata-se de um carro conversível com o qual os usuários devem desfrutar da experiência de condução a céu aberto.
Agora a marca deixou ainda mais claro com a divulgação de um vídeo onde uma câmera que parece estar colocada dentro deste modelo e foca o céu para vê-lo passar em grande velocidade. Um vídeo que no final revelou de forma definitiva o nome desta versão cabrio do MC20.
Visualmente estes primeiros protótipos não revelam grandes surpresas em termos de design nesta versão sem teto do esportivo italiano. Do pilar A até a parte frontal parece não haver nenhuma modificação, de maneira que as mudanças se concentrarão na linha do teto e numa traseira onde tudo parece indicar que não estará presente a tampa do motor do coupe, aquela que deixa exposto o motor V6 do MC20. Em seu lugar, parece que haverá uma zona habilitada para guardar um teto duro retrátil do qual não foram dados detalhes, embora sua presença se deixa notar nas imagens.
Todos os indícios apontam que o MC20 cabrio utilizará o mesmo motor V6 Nettuno de 3.0 litros do seu irmão coupe. Estamos falando de uma mecânica turbo alimentada que conta com duas velas de ignição por cilindro e um sistema de combustão derivado da Fórmula 1, capaz de gerar 630 cv de potência e um torque máximo de 730 Nm. A encarregada de enviar toda a energia ao eixo traseiro é uma transmissão automática de dupla embreagem e 8 velocidades, graças à qual o esportivo italiano consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2.9 segundos.
No entanto, como estamos falando de um automóvel conversível, é lógico pensar que esta cifra seja um pouco pior, já que estes tipos de veículos costumam ser um pouco mais pesados que seus irmãos de teto rígido. “Assim como o MC20 coupe, o novo modelo continua sendo único, ousado em todos os sentidos e projetado para a perfeição. A carroceria é fabricada em fibra de carbono e materiais compostos em sua totalidade, uma solução idêntica estudada para todas as configurações futuras: coupe, cabrio e, mais adiante, elétrica”, destaca a própria Maserati.
Nesse sentido, de acordo com o plano de produtos da Maserati, o MC20 Cielo será revelado oficialmente no próximo dia 25 de maio, embora o horário exato do lançamento ainda não está disponível. Mas é claro que esta não será a única novidade na linha do esportivo italiano, já que, como descrito no parágrafo anterior, também se beneficiará de uma versão 100% elétrica, da qual ainda não conhecemos nenhum detalhe.