MASERATI MC20 GT2 RACECAR SE PREPARA PARA ESTREAR EM JUNHO

No início do mês de agosto de 2022, a Maserati anunciou o seu regresso à competição na categoria GT2 com seu novo superesportivo, o Maserati MC20, publicando um par de imagens do modelo (aqui), e agora o fabricante italiano ofereceu mais dados sobre o carro.
O novo Maserati MC20 GT2 fará sua estreia oficial em competição no próximo mês de junho nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, embora o carro já tenha rodado em circuito ao participar do chamado ‘shakedown’ no Autódromo Varano de Melegari, na Itália. Cabe destacar que não é a primeira vez que a Maserati participa na GT2, já que seu MC12 lutou no Campeonato GT2 entre 2004 e 2010.
O fabricante italiano garante que o lançamento deste carro é “o precursor de uma série de eventos” que acontecerão durante os próximos três meses, de forma a esquentar os motores para a estreia do seu monstro com motor V6 nas corridas.
Como o modelo de rua, este MC20 GT2 esconde debaixo da pele o motor V6 Nettuno da casa, que como sabemos, trata-se de um bloco de 3.0 litros biturbo a gasolina com tecnologia herdada da Fórmula 1. Embora não tenha sido anunciada a potência do propulsor, a Maserati afirmou que o levou “a um nível mais alto”.
Além disso, sabemos que para a versão de corridas foi dispensada a transmissão automática de dupla embreagem e 8 velocidades, em favor de uma caixa sequencial de 6 relações, projetada para aplicações de competição.
A Maserati também instalou uma suspensão de corridas, com amortecedores e barras estabilizadoras ajustáveis, além de um aerofólio traseiro ajustável e elementos para o habitáculo, como um volante de corridas com aletas, barras de segurança, um painel de carbono e uma tela de 10 polegadas para o condutor.
Esperamos conhecer em breve mais detalhes sobre o desempenho do 3.0 V6 Nettuno nesta aplicação de competição, já que em sua versão de rua oferece uma potência de 630 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 730 Nm entre 3.000 e 5.500 rpm.
O modelo de rua, que na Europa tem um preço de 250.000 euros, aproximadamente, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h, mas por enquanto desconhecemos o desempenho da versão GT2.