MASERATI MÉXICO BY FRUA: UM RARÍSSIMO MODELO DA MARCA DO TRIDENTE
O Maserati México é um elegante coupe de três volumes que foi apresentado no Salão de Turin de 1966, batizado com este nome em homenagem à vitória de um Cooper-Maserati no Grande Prêmio do México de Fórmula 1 naquele mesmo ano.
Com o aspecto de um autêntico carro feito sob medida, poucos sabem que o México tinha um ‘irmão’ um pouco menos famoso, porém ainda mais exclusivo. Trata-se do Maserati México by Frua, do qual foram fabricados muito poucos exemplares para todo o mundo.
O México by Frua foi projetado por Pietro Frua e fabricado por Carrozzeria Vignale. As diferenças com relação ao México clássico são bastante evidentes e afetam principalmente a parte frontal. No Frua encontramos faróis específicos e uma grade do radiador menor, enquanto as proporções (incluindo os 4.59 m de comprimento) são exatamente as mesmas.
O design deste Maserati era similar ao de outros modelos da marca italiana, como a primeira série do Maserati Quattroporte.
O Maserati México by Frua foi apresentado no Salão de Genebra de 1968, mas os primeiros exemplares foram entregues aos clientes apenas em 1970.
O equipamento do Maserati era um dos mais completos na época e incluía elementos como direção assistida, ar-condicionado e rádio.
Debaixo do capô encontrava-se um motor 4.7 V8 de 300 cv, que permita ao carro alcançar uma velocidade máxima de 225 km/h.
Hoje em dia na Europa, o valor médio de um Maserati México de produção oscila entre 90.000 e 130.000 euros, enquanto que um Frua, por ser ainda mais raro, pode alcançar preços muito mais elevados.