MASERATI PODERÁ REGRESSAR À FÓRMULA 1 JÁ NA TEMPORADA DE 2018

A Fórmula 1 é a categoria principal do automobilismo a nível mundial. Competir nessa categoria pressupõe um importante investimento para qualquer fabricante, mas também é certo que as informações colhidas nas corridas são aproveitadas posteriormente para serem aplicadas nos veículos de produção em série, sem falar na imagem de marca que se consegue por aparecer na F1. Agora, parece que uma mítica marca italiana poderá surgir em 2018, e não se trata da Alfa Romeo.
A Alfa Romeo tornou oficial seu regresso à F1 há apenas alguns dias. A marca italiana retorna à Fórmula 1 trinta anos após sua despedida. Agora surgem rumores de que poderá não ser a única marca italiana que regressará ao campeonato em 2018. Esses mesmos rumores indicam que a Maserati está por trás da equipe americana Haas. A marca fundada em Bologna já está há quase 60 anos fora da principal categoria do automobilismo esportivo.
Em uma conversa com os australianos do PlanetF1, Sergio Marchionne, CEO do Grupo FCA, teria declarado sobre o assunto que “estamos muito longe de uma resolução a respeito, mas é possível. Veremos, o tempo dirá”. Seria muito interessante ver três equipes do mesmo grupo italiano compartilhando a largada. A Maserati ainda não se pronunciou oficialmente, mas a verdade é que a proposta parece muito boa.
Lembrando que a Maserati tem um passado glorioso na Fórmula 1, com o lendário Juan Manuel Fangio ganhando seu último campeonato em 1957. A marca venceu nove vezes em 70 corridas e subiu 28 vezes ao pódio com seus pilotos e sua última vitória foi com Fangio na Alemanha, em 1957, a bordo do Maserati 250F. A última participação oficial da Maserati na F1 foi como fornecedora de motores para a britânica Cooper, cujo V12 Cooper-Maserati T81 ganhou os GPs do México e da África do Sul com John Surtees e Pedro Rodriguez em 1966 e 1967.