MAZDA MX-5 RECEBE A PREMIAÇÃO “RED DOT: BEST OF THR BEST”
A Mazda recebeu o troféu “Red Dot: Best of the Best” para o seu novo Mazda MX-5 em cerimônia dedicada, realizada ontem à noite no Aalto Theatre em Essen (Alemanha), perante cerca de 1.200 convidados. Abrangendo diferentes indústrias, a distinção “Best of the Best” é normalmente atribuída a projetos de design que se destaquem pelo seu excepcional caráter de inovação, sendo que apenas 1,6% de todas as candidaturas apresentadas este ano no âmbito do Prêmio Red Dot foram consideradas para integrar a competição de “Design de Produto”.
“O objetivo do MX-5 tem sido sempre de provocar felicidade e o seu design é parte integrante do seu sucesso,” diz Kevin Rice, Diretor de Design da Mazda Europa, ao aceitar o troféu Red Dot, juntamente com Wojciech Halarewicz, Vice-Presidente de Comunicações. “Num equilíbrio entre tradição e evolução, o novo modelo foi um exercício de saber o que alterar e as áreas onde não o fazer. Acredito que cada polegada deste carro irradie vida, movimento e a promessa de diversão ao volante”.
Com o seu visual vincado, linhas fluidas, posição abrangente e projeções curtas, o mais recente MX-5 é a implementação mais original até a data do aclamado conceito KODO – A Alma do Movimento, temática em que se baseiam todos os modelos Mazda da nova geração. A Mazda também garantiu duas outras condecorações Red Dot para design de produto este ano: um “Red Dot” para a excelente qualidade de projeto do seu novo pequeno SUV, o Mazda CX-3, e uma “Menção Honrosa” para o Mazda2. Passam assim a ser cinco os Mazda da nova geração a alcançar uma premiação Red Dot.
O painel de jurados Red Dot para o design de produto conta com 38 especialistas internacionais, que avaliaram as submissões com base em critérios que vão desde o grau de inovação dos projetos, à sua compatibilidade ecológica, ergonomia e funcionalidade. Este ano, o júri avaliou 4.928 candidaturas, oriundas de 56 países, selecionando os melhores trabalhos em 31 categorias, incluindo veículos. Os vencedores ganharam o direito de usar o símbolo “Red Dot”, um selo internacional de excelência em design. Iniciado em 1955 em Essen, pelas mãos do Design Zentrum Nordrhein Westfalen, esta competição anual de produtos é considerada a maior do mundo.